Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O MP (MINISTÉRIO PÚBLICO) E OS OBJETIVOS DO MILÊNIO PROMOVE OFICINAS DE REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO

 
 
O Programa “O MP e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos”, promove de 26 a 28 de janeiro de 2012, em Itabuna-BA, oficinas gratuitas de “Redes Sociais na Educação”, com o objetivo de suscitar o diálogo entre os membros da rede MP Cidadania, bem como outros participantes, orientando-os acerca das redes sociais online, seus benefícios, cuidados e as potencialidades de ferramentas como o blog e fórum.
Para ter acesso a ficha de inscrição e maiores informações, clique no link abaixo.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ESTAMOS NA LUTA PELO REAJUSTE.



Após algumas semanas de intensas reuniões com parlamentares, lideranças do Congresso e ministros ligados à Presidência da República, a CNTE conseguiu obstruir a tramitação do projeto de lei, aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, que visava "congelar" o valor de compra do piso do magistério. Assim, para 2012, a atualização do PSPN continua vinculada ao custo aluno do Fundeb que, segundo parecer da Advocacia Geral da União, seguido pelo MEC nos dois últimos anos, ficará em torno de 22%.
A contraditória e lamentável decisão da CFT/Câmara, tomada sob pressão de governadores e prefeitos, frustrava totalmente os desígnios de valorização do magistério, sobretudo da meta 17 do Plano Nacional de Educação. E isso corroborou a aceitação, por parte da presidência da Câmara dos Deputados, do recurso da deputada Fátima Bezerra (PT-RN) solicitando a revisão da votação da CFT. O mesmo, por sua vez, só poderá ser apreciado no próximo ano.
Mesmo com a vitória parcial, a CNTE aguarda, até o final deste ano, a divulgação do novo valor do piso nacional do magistério, que servirá de referência mínima para os vencimentos iniciais das carreiras dos profissionais com formação de nível médio. Para a formação de nível superior, a Confederação recomenda a aplicação de 50% sobre a remuneração concedida ao nível médio, nas carreiras de magistério.
Durante as negociações com o Governo Federal e as lideranças no Congresso, ficou decidida ainda a instalação de mesa de negociação para debater a implantação do piso e da carreira nos estados e municípios, com representações de governadores, prefeitos, MEC e trabalhadores da educação. Esse espaço deverá servir também para dirimir as dúvidas sobre a correta forma de aplicação dos recursos educacionais e, acima de tudo, convencer os gestores de que só haverá educação de qualidade com profissionais valorizados.

Fonte: CNTE

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

NÚCLEO SINDICAL DESEJA A TODOS UM PRÓSPERO 2012!


    Temos um DEUS, estamos vivos com saúde e na luta, o que é mais importante?
     E é a presença de Deus nos dando energia que vai impulsionar nossa vontade e força para vencer as lutas e batalhas em 2012.
    Continuemos lutando por melhores condições de trabalho, salários dignos, ensino público gratuíto e de excelente qualidade.Estas são nossas metas.

                       FELIZ 2012!!

REUNIÃO DA APLB (REGIONAL CACAUEIRA) NA API EM ITABUNA.

Na reunião do Conselho Fiscal da APLB Regional Cacaueira, foram discutidos:
  • Relatório de cada cidade/Núcleo apontando os avanços e os desafios para 2012;
  • Previdancia Social (Aposentadoria própria /ou pelo INSS);
  • abono permanencia. O que é e quando se aplica?
  • Estágio probatório.
  • Discussão acerca do 13º salário: Cidades que pagam aos sevidores PST e as que não pagam;
  • Outros.
Neste evento estiveram presentes 27 cidades como APPI Ilhéuse seus núcleos: (Uruçuca, Una, Canavieiras)Ubaitaba, Aurelino Leal, Itabuna, Gandu,Teolândia, Ibicarai, Floresta Azul, dentre outras.

Drº Tássio-Assessor Jurídico(APLB); Professor João(API); Professora Rute (APLB) e
Noildo Diretor de organização(APLB).



Professora e Vice-coordenadora do Núcleo de Uruçuca Rita de Cássia se fez presente.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Demandas de Serra Grande

No dia 16 de dezembro a vice-coordenadora do Núcleo Sindical, Professora Rita Marcelina esteve em Serra Grande a fim de passar alguns informes à categoria, vejamos:
  1. Data base de negociação e revisão do PCN 1º (mês) de janeiro. Rita Marcelina deixou com a categoria uma cópia do PCN para a devida análise.
  2. Mudança de Nível II para III- foi passado à categoria  que deveria  entrar individualmente através de oficio encaminhado à PROJUR reclamando o não recebimento do retroativo. A fundamentação deste ofício deverá ser embasada na Lei 467 de 22 de julho de 2009.
  3.  Foi entregue também uma cópia do Decreto nº 165/2009, de 07 de agosto de 2009, que dispõe sobre os procedimentos para progressão funcional vertical dos profissionais do Magistério.
  4. Esclarecimento acerca do Reajuste do Piso Salarial Nacional da Educação.
  5. Fizeram novas filiações e recadastramento.
  6. Outros.

Professora Rita Marcelina fazendo explanação acerca da revisão do PCCS.

Professores participando de assembleia. O resultado foi muito positivo.


PCCS dos Servidores de Escolas nas Mãos do Executivo

APPI/Núcleo Sindical Uruçuca, encaminhou hoje dia 19 de dezembro minuta do Projeto de Lei que dispõe sobre a Reestruturação da Carreira dos Profissionais da Educação Básica do Município de Uruçuca -Servidores de Escolas. O oficio nº 061/2011 protocolado para encaminhamento ao chefe do executivo , o prefeito Moacyr Leite Júnior e à secretaria de educação, professora Célia Raimunda Rocha Farias.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

APLB disponibiliza acordo assinado de implementação do Piso Nacional para Professores da Rede Estadual da Bahia.


Piso Nacional já é realidade na Bahia.
Brigamos por décadas para que tivéssemos o PISO NACIONAL. Com a aprovação da lei,  o PISO  foi fixado para os professores que têm formação em magistério (nível médio), deixando os demais níveis a critério dos planos de carreira dos estados e municípios.
No Estado da Bahia, o plano de carreira disvincula o nível 1 e 2 da carreira, passando apenas a fazer parte da   carreira: G:raduação (P) , Especialização (E), Mestrado (M) e Doutorado (D).
Neste cenário é que entra a importância de se ter um sindicato forte e combativo. A APLB  assinou acordo com o Governo do Estado garantindo o reajuste do PISO NACIONAL para todas as tabelas.
As tabelas divulgadas na imprensa representa a atualização do Piso em 2011. Em janeiro  será publicado o reajuste do piso para 2012. Esse índice será repassado a todas as tabelas do magistério estadual.
Outro grande avanço no acordo é de ganho real de 3% em outubro de 2013 e 4% em outubro de 2014.  Para entender mais sobre o Piso Nacional, acesse 
Lei 11738- Piso Nacional.
Clique nas imagens  para visualizar o ACORDO assinado entre Governo e APLB Sindicato
 
                                  

É assim que se trabalha: com seriedade, responsabilidade e competência.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Núcleo em Constante Atividade

O Núcleo Sindical, através de sua coordenação, informa aos trabalhadores em educação que vem constantemente enviando ofícios ao Prefeito Moacyr Leite, sempre com cópia para a secretária de Educação, Professora Célia Raimunda.
Após assembleia no dia 02 de dezembro, formou-se uma comissão composta por professores e servidores que estiveram com a secretária de educação, onde tiveram oportunidade de discutir a pauta: Construção do PCCS dos servidores; Reajuste do Piso Nacional dos Professores (previsto para 1º de janeiro); retroativo das mudanças de nível II para III; especialmente um agendamento de audiência com o prefeito, dentre outros.
A secretária de educação comprometeu-se em nos mandar uma resposta até esta semana, o que aconteceu hoje. VEJA DOCUMENTO NA ÍNTEGRA.



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

NÚCLEO SINDICAL DE URUÇUCA TEM NOVO BLOG

O novo Blog do Núcleo Sindical da APLB- Sindicato dos Trabalhadores em Educação, na cidade de Uruçuca, está de cara nova. O novo email é educadores.urucuca@gmail.com.