Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de abril de 2013

CNTE faz balanço positivo da Greve Nacional da Educação.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação avalia como bastante positiva a paralisação de três dias ocorrida em todo o Brasil nesta semana. 22 estados aderiram à greve, realizando assembleias estaduais e municipais, com os professores indo às ruas para cobrar o respeito à Lei Nacional do Piso do Magistério, além de reuniões e audiências com governadores, prefeitos e vereadores para tratar das demandas locais de cada região.
       O estado de São Paulo permanece em greve por tempo indeterminado e definirá os próximos passos do movimento em assembleia geral nesta sexta-feira. A APEOESP estima que 60% dos professores da cidade de São Paulo aderiram à greve e, em todo o estado, a adesão foi de 30%. Em Mato Grosso e no Maranhão, os educadores também irão deliberar sobre a continuidade ou não do movimento grevista.
       Em Brasília, o presidente da CNTE, Roberto Leão, apoiado por uma comitiva da entidade, realizou um ato público na Câmara dos Deputados com a presença de 500 trabalhadores da educação e se reuniu com os presidentes do Senado, Renan Calheiros e da Câmara, Henrique Alves, com o senador José Pimentel, relator do Plano Nacional de Educação, com o senador Wellington Dias, líder do PT no Senado e Henrique Paim, secretário executivo do MEC.
         Para Roberto Leão, isso mostra a representatividade consistente da CNTE, já que raramente os presidentes da Câmara e do Senado marcam uma audiência conjunta. Renan Calheiros se comprometeu a acompanhar pessoalmente o trâmite do PNE, o que pode acelerar a análise e a votação do projeto no Senado. "O compromisso do Renan é bom porque isso pode fazer com que o PNE ande mais rápido, superando barreiras e evitando contratempos, porque não é bom para o país ficar 3 anos sem ter um balizamento de como deve ser a educação. Para que o PNE seja aprovado no primeiro semestre é necessário muita pressão em cima do Senado, muita conversa e mobilização".
        Leão lembra também que irão acontecer mais greves ao redor do Brasil em função do não cumprimento da Lei do Piso, que os sindicatos irão pras ruas e cobrarão a correta aplicação de tudo que prevê a lei. A CNTE também analisa de maneira positiva a criação da Comissão Mista para verificar a efetiva implantação de políticas públicas sugerida por Renan Calheiros e Henrique Alves. Porém, é necessário que a Comissão tenha mecanismos para interferir quando verificar que alguma política não está sendo cumprida como deveria.
       Na reunião com Henrique Paim, do MEC, a CNTE manifestou preocupação com a notícia de que o parecer CNE/CEB n°9/2012, que normatiza a implementação da composição da jornada de trabalho dos professores de acordo com a Lei 11.738/2008 teria retornado para o Conselho Nacional de Educação. O MEC já havia assumido o compromisso de homologar o parecer, o que garantiria aos professores ter de maneira especificada e normatizada a quantidade de horas aulas com alunos e horas extraclasse.
     "Fizemos contato com o presidente da Câmara de Educação Básica porque esse parecer é fundamental para termos implantada a jornada do piso e propõe uma negociação aberta entre sindicatos e governos", afirma Leão.
       A CNTE continuará acompanhando as pautas tratadas durante a 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública e convocará os sindicatos filiados sempre que necessário, além de permanecer debatendo continuamente os principais tópicos da educação pública brasileira.

APPI-Núcleo Sindical Uruçuca promove seminário temático na Greve da Educação.


Como parte das ações de mobilização da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que aconteceu junto com a Greve Nacional da Categoria, onde o foco foi a valorização dos profissionais em educação, a APPI/APLB Núcleo Sindical de Uruçuca, realizou no dia 23 de abril às 9 horas, no Centro de Cultura Água Preta, a assembleia temática sobre APOSENTADORIA com objetivo de esclarecer a categoria sobre "Regime Próprio da Previdência" (Estado) e INSS (Município).
A presidenta Enilda Mendonça da APPI-Delegacia Costa do Cacau - Ilhéus, abordou o tema aberto a todos os trabalhadores em educação, apresentando slides e abrindo o espaço ao público à participação tirando suas dúvidas.
A coordenadora do Núcleo Sindical Rita de Cássia Marcelina aponta a importância desse momento no município, não somente para os trabalhadores em educação que estão em fase de aposentadoria, mas também aqueles interessados em conhecer melhor os seus direitos.
Dados do Dieese revelam que 70% dos aposentados consideram o rendimento mensal insuficiente; 80% precisam recorrera crédito bancário nas modalidades de crédito consignado, cheque especial e crédito do consumidor, enquanto que entre 20 e 30% da renda vão para despesas com saúde, principalmente remédios. Já com relação ao perfil sócio-econômico, funcional e participação sindical social, pesquisas de Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), apontam que 70% dos casos de aposentadoria se deram por contribuição. Os dados mostram ainda um alto grau de filiação de aposentados a sindicatos e entidades classistas e a participação em atividades é alta, especialmente assembleias, congressos e atividades específicas dos aposentados.
Infelizmente aqui em Uruçuca a participação foi mínima, mas os poucos que participaram absorveu o máximo de conhecimento através das informações passadas por Enilda Mendonça.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

GREVE geral na Educação Pública.

Os Trabalhadores em Educação de todas as escolas públicas de Uruçuca fizeram adesão à Greve Nacional da Categoria, promovida pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em educação. A Greve acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de abril, objetivando debater a valorização dos profissionais de educação e intensificar a luta para que o piso salarial nacional seja efetivamente aplicado em todo o pais, como manda a legislação.
Além da paralização, a APPI/APLB Núcleo Sindical de Uruçuca, estará com a seguinte agenda:
Dia 23 - Terça-feira - SEMINÁRIO SOBRE APOSENTADORIA / Informes Gerais
                Palestrante- Enilda Mendonça
                Público alvo - trabalhadores em educação das redes Municipal e Estadual.
                Local: Centro de Cultura Água Preta
                Horário: 9h pontualmente
Dia 24 - Quarta-Feira - Assembleia com os Trabalhadores em Educação de Serra        Grade.
               Público alvo - todos os trabalhadores em educação da localidade.
               Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Serra Grande
               Horário: 9h pontualmente
A presidenta da APPI Delegacia Sindical Costa do Cacau, Enilda Mendonça esclarece que a greve nacional faz parte de uma das ações da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela CNTE, que debaterá questões com a importância da valorização dos trabalhadores em educação para a realização do direito à educação com qualidade e equidade.
O presidente da CNTE, Roberto Leão, alerta que a proposta é chamar  a atenção dos governos de todas as esferas administrativas, para a importância de se cumprir integralmente a Lei do Piso Nacional do Magistério e de se valorizar TODOS os trabalhadores em educação com salário digno, carreira atraente, jornada compatível com as demandas profissionais e condições adequadas de trabalho.

ACMUR recebe título Federal.

PORTARIA N 1.615, DE 12 DE ABRIL DE 2013
O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, usando da competência que lhe foi delegada pelo art. 1º do Decreto n 3.415, de 19 de abril de 2000, e com base no disposto na Lei n 91, de 28 de agosto de 1935, regulamentada pelo Decreto n 50.517, de 2 de maio de 1961, resolve:
Art. 1 Declarar de Utilidade Pública Federal a ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE URUÇUCA-ACMUR, com sede na cidade de Uruçuca, Estado da Bahia, registrada no CNPJ sob o n 10.531.539/0001-20 (Processo MJ n 08071.002746/2012-78).
Art. 2 A entidade de que trata esta Portaria fica obrigada a apresentar ao Ministério da Justiça, até o dia 30 de abril de cada ano, relatório circunstanciado dos serviços que houver prestado à coletividade no ano anterior, devidamente acompanhado do demonstrativo da receita e da despesa realizada no período, ainda que não tenha sido subvencionada, conforme preceituam os arts. 5 do Decreto n 50.517, de 1961, e 4 da Lei n 91, de 1935.
Art. 3 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
JOSÉ EDUARDO CARDOZO

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Assembleia discute campanha salarial e reafirma a paralisação nacional nos dias 23, 24 e 25 de abril.

Assembleia em Salvador.

 Mais uma vez a união da categoria foi o que prevaleceu durante a assembleia geral realizada na manhã desta terça-feira (09), no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários. O espaço esteve lotado de trabalhadores em educação da Rede Estadual – da capital e de caravanas do interior. A APPI/APLB-Sindicato e representantes dos núcleos da Delegacia Sindical Costa do Cacau (URUÇUCA, Una, Itacaré, Canavieiras) participaram da assembleia.

O coordenador-geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, falou sobre os rumos da Campanha Salarial 2013 e apresentou a proposta da agenda de luta para votação. A categoria votou e decidiu participar da Paralisação Nacional que acontece nos dias 23, 24 e 25 de abril.

 

A greve a nível nacional é uma convocação da CNTE para todos os trabalhadores da educação e a sociedade para a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública pela votação do PNE, que se encontra no Senado, também pelos 10% do PIB para educação, o piso salarial nacional e a profissionalização dos funcionários da educação.

 

CAMPANHA SALARIAL 2013


 Como é do conhecimento da categoria, em 14 de janeiro de 2013 foi encaminhada  à Secretaria da Educação a pauta de reivindicações da categoria, aprovada em assembleia com os itens abaixo:

1.    Ano Letivo;

2.    Redução da carga horaria (Lei do Piso);

3.    Tablets;

4.    Piso Salarial;

5.    Pagamento da Promoção (7%) – Retroativo a novembro;

6.    Vale- cultura;

7.    Readaptados;

8.    Abono de permanência;

9.    Profuncionário;

10. Alteração da carga horária;

11. Aposentadoria;

12. Redução de Carga Horária.


Após diversas reuniões de negociação,  as respostas do Executivo Estadual foram:


1.Ano letivo foi fechado único calendário com o inicio do ano letivo em abril.

2.    Redução de CH – o governo se compromete a cumprir a lei do piso reservando 1/3 da jornada para AC. A implantação deverá ser feita ao longo do ano. Para os professores de 40 horas reduzirá de 28h (o que é hoje) para 26 horas em sala de aula. Caso não tenha professor para substituir os professores receberão as duas horas em forma de pecúnia até que a situação seja regularizada. No próximo ano todas as programações serão feitas com base na lei, com até no máximo 26 horas, para uma jornada de 40 horas. Haverá uma comissão, com a participação da APLB para acompanhar todo o processo.

3.    Tablets- Já foi contratado o fornecimento dos tablets, esta sendo definida a forma de entrega.

4.    Piso Salarial – Em discussão

5.    Reajuste salarial- O governo diz que está garantido o reajuste(INPC).

6.    Pagamento da Promoção (7%) – foi feito o pagamento retroativo a novembro da primeira etapa, a segunda etapa esta garantida, retroativa a março conforme o estabelecido.

      7.   Vale Cultura- em discussão.

8.    Readaptados – Atualmente, quem está em readaptação tem grandes perdas em seus vencimentos, pois perde as vantagens. Fruto de muita discussão, já esta pronta Minuta do Projeto de Lei (já Visto pela PGE) para envio à Assembleia Legislativa a fim de corrigir estas distorções e garantir que os readaptados tenham os seus direitos resguardados;

9.    Abono de permanência – garantido aos/às servidores/as que estão aptos para se aposentar e continuam em atividade (deixa de recolher o FUNPREV). Os processos demoravam a serem analisados. A SEC está revendo o fluxo da tramitação para agilizar a concessão do beneficio incluindo aí os que já estão aposentados/as.

10. Profuncionário – está sendo discutida a minuta do Projeto de Lei que irá conceder ao/às funcionários que concluíram o curso Pró funcionário uma gratificação de 15% (comissão com a participação da APLB).

11. Alteração de carga horária (de 20h para 40h) – conforme já anunciado pelo governador, será feita a alteração de carga horária ainda no mês de abril. Todos os processos que deram entrada serão analisados.

12. Aposentadoria – a portaria nº 55/2013 da PGE, publicada no dia 21 de março no DO, dispensa a necessidade dos processos passarem pela PGE se tiverem adequadamente instruídos, o que dará maior rapidez à tramitação dos processos. Continua valendo o afastamento de sala de aula do profissional que não tenha seu processo publicado depois de seis (06) meses (caso esteja devidamente instruído). Segundo a SEC os casos que estão ainda em tramitação após esse prazo é porque existem lacunas na documentação apresentada.

13. Licença-prêmio – Os professores que se aposentaram nos últimos 5 (cinco) anos e não usufruíram alguma licença-prêmio, mesmo depois de aposentados devem dar entrada em RDV solicitando o recebimento em forma de pecúnia.


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Assembleia Geral da Rede Estadual de Ensino.


A Rede Estadual realiza assembleia nesta terça-feira, 9 de abril, às 9 horas, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos.
O Núcleo Sindical de Uruçuca será representado por Professor e tesoureiro Antônio Roque Silva Pereira (DIRETORIA) e representando a Escola Estadual Antônio Cruz, as Professoras Iracy Viana e Linda Dora Mendonça.
Na pauta, será discutido dentre outros pontos:

  • Campanha Salarial de 2013;
  • Reafirmação do apoio à greve nacional definida pela CNTE para os dias 23, 24 e 25 de abril.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Diretoria Sindical inicia aplicação do projeto Rede VidaViva.



A Diretoria do Núcleo Sindical de Uruçuca, inicia hoje aplicação do projeto Rede VidaViva aos Educadores não Docentes. Nesta primeira etapa foram contempladas duas escolas: Escola Municipal Maria Antonieta Conceição e Anexos São Lucas e Irmã Dulce e o Grupo Escolar Maria de Freitas Neves.

Objetivos do projeto:
  • Promover ação, mudança social:
  • Valorizar o saber dos trabalhadores;
  • Permitir que os dados sejam levantados pelo trabalhador;
  • Outros
Parceiros:
ACMUR- Associação Cultural do Município de Uruçuca.
IFbaiano - Instituto Federal - Campus Uruçuca.
Local da aplicação do projeto: ACMUR -Estação Digital Acácio Francisco, área interna do IF Bahiano, às 8h. pontualmente.
Informamos também que em decorrência do envolvimento da Diretoria na aplicação do projeto, o núcleo só estará aberto à tarde. Amanhã o expediente será normal.