Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Governo de Ilhéus não presta contas e inviabiliza mais uma vez a reunião do Conselho do Fundeb.




De acordo com o calendário previamente elaborado, o Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) teria uma reunião extraordinária agendada para as 9 horas da manhã desta quarta-feira(22), na sede da APPI/APLB-Sindicato. O problema é que, mesmo havendo quórum a reunião acabou não acontecendo porque a Prefeitura de Ilhéus não apresentou, até o momento, as prestações de contas dos recursos do FUNDEB referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2013.

Até mesmo os representantes do segmento Governo Municipal não compareceram à reunião. Diante da falta de prestação de contas, o que inviabilizou a reunião extraordinária do Conselho do FUNDEB, os conselheiros decidiram transformar os trabalhos da manhã desta quarta-feira em uma reunião de planejamento. Vale ressaltar que no último dia 15 de maio também estava programada uma reunião ordinária do Conselho do FUNDEB, mas não aconteceu porque a Prefeitura de Ilhéus, mais uma vez, não apresentou a prestação de contas.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Manifestação em Salvador: Júri Popular já!!

Professores Álvaro Henrique e Elisney Pereira

A Delegacia Costa do Descobrimento convida todos os trabalhadores em Educação para participar da manifestação em frente ao Tribunal de Justiça, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, às 9 horas, na quarta-feira, 23 de maio.

Os assassinos dos professores Álvaro Henrique e Elisney Pereira estão livres. Não podemos ignorar isto e nos manter quietos. Leia a carta aberta abaixo:

 

CARTA ABERTA PARA A SOCIEDADE BAIANA

 

 Prezados/as

 

 A APLB-Sindicato: Delegacia Costa do Descobrimento vem por meio deste instrumento, informar a sociedade baiana, como ocorreu o brutal assassinato dos professores Álvaro Henrique e Elisney Pereira no dia 17 de setembro de 2009.

Professor Álvaro Henrique com 28 anos, pai de uma criança especial com 2 anos na época e o Professor Elisney Pereira com 31 anos, casado, pai de três filhos menores de idade, ambos professores da rede municipal de Porto Seguro-BA.

Professor Álvaro havia tomado posse no mês de junho/2009 como presidente da APLB, liderou um movimento em prol de uma ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE, além de FAZER DENÚNCIAS NOS ÓRGÃOS COMPETENTES SOBRE IRREGULARIDADES NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO FUNDEB.

Diante da intransigência do prefeito em não querer negociar, a categoria decidiu pela greve. Dois dias depois de decretada a greve, o Professor Álvaro estava a caminho de uma reunião com uma comunidade escolar, agendada para as 19h, minutos antes, ele recebeu uma ligação de sua mãe, que foi forçada pelos criminosos a dizer que seu filho estava passando mal, sem pensar duas vezes, convida o Professor Elisney e seguem juntos para o sítio onde residia. Ao chegarem, sem nenhuma chance de defesa, foram recebidos a bala.

Depois de meses de investigações o Ministério Público ofereceu denuncia contra o secretario de governo, Edésio Lima, apontado como mandante e dois policiais militares, que faziam a segurança do ex-prefeito, apontados como os aliciadores dos algozes.

No decorrer das investigações, pessoas envolvidas no crime começaram a ser executadas, como queima de arquivo, pois as provas colhidas apontavam para os indiciados pela justiça. Um deles, era motorista do ex-secretário Edésio Lima e conhecido traficante da cidade, foi assassinado, quando estava na companhia de dois PMs. Além dele, outro executor foi assassinado e uma testemunha foi baleada com 12 tiros. Os acusados ficaram presos por cerca de 10 meses e hoje estão livres, aguardando julgamento.

Estes crimes não podem ficar impunes, os familiares, amigos/as e a sociedade em geral, aguardam a decisão do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA, sobre o processo que apura a autoria desta chacina, para colocar os culpados no banco dos réus e que sejam julgados pela sociedade, por meio do JÚRI POPULAR.

 

JÚRI POPULAR JÁ!!!!!!!!

 

Delegacia Costa do Desenvolvimento.

 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

SEMED-Secretaria Municipal de
Educação 

CONVIDA
 


A SEMED - Secretaria Municipal de Educação, através do Secretário Fabrício Santos, tem a honra de convidar Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e Sociedade Civil organizada de modo geral, para contribuir e mudar os rumos da Educação Brasileia na II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
     O Tema da CONAE 2014, definido por sua Comissão Organizadora Nacional, será: “O PNE NA ARTICULAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

     Local: Centro de Cultura Água Preta

   Data: 22 e 23 de maio/2013.

   Horários: dia 22 às 18h. pontualmente.

               dia 23 às 8h. pontualmente

Só a participação cidadã é capaz de mudar uma cidade, um país.


SEMED agradece a participação de todos.

  

quarta-feira, 15 de maio de 2013

ASSEMBLEIA GERAL.

A APPI/APLB convocam os "Trabalhadores em Educação" da rede municipal de ensino para ASSEMBLEIA GERAL ordinária, no dia 16 de maio (quinta-feira), às 16h., no plenário da Câmara Municipal de Uruçuca.

Pauta:

  • Resultado da audiência com executivo;

  • Eleição de representantes para compor o conselho do FUNDEB;

  • O que ocorrer.

Quando a pessoa não se mobiliza por algo que seja positivo para si mesma e para a sociedade, outra coisa qualquer tende a ocupar o vazio que fica dentro de cada um.         Denise Mazeto.

 

O SINDICATO SOMOS TODOS JUNTOS.

 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

APPI/APLB reunem-se com prefeita, secretario de educação e chefe de gabinete.



Os diretores sindicais da APPI, Enilda   Mendonça e  Osman Nogueira, os diretores sindicais do Núcleo Uruçuca  Rita   de Cássia, Rosemare Oliveira, Maria de Lourdes e Antônio Roque reuniram-se no dia 07 de maio com a prefeita Fernanda Silva, o secretário de educação   Fabrício   Santos e o chefe de  gabinete Ediney    Mendonça,     com finalidade   de   discutir a pauta de nogociação ano 2013. A audiência  foi bastante  exitosa.

    Maiores informações na próxima ASSEMBLEIA DA              CATEGORIA.





terça-feira, 7 de maio de 2013

Saiba mais sobre os direitos dos aposentados.


Martelo é batido entre servidores e governo; Reajuste de 5,84% será de julho a dezembro.


Os representantes dos sindicatos dos servidores públicos estaduais e o governo da Bahia chegaram a um denominador comum e bateram o martelo sobre o reajuste salarial da categoria para este ano. A confirmação é da assessoria da administração estadual, em nota enviada à imprensa na noite desta sexta-feira (3). “Os servidores terão o reajuste dividido em duas parcelas, sendo 2% até junho, retroagindo a janeiro, e de julho a dezembro, o reajuste será de 5,84%, garantindo, assim, a reposição da inflação de 2012. O acordo foi fechado com 18 das 19 entidades que representam os servidores estaduais da Bahia”, informou. 
 
Para o governador Jaques Wagner (PT), que participou do encontro desta sexta com os sindicalistas, “a maturidade e o espírito democrático de ambas as partes possibilitaram o entendimento, levando a uma negociação rápida e eficiente”. “Os representantes dos servidores, apesar de ter uma expectativa de aumento salarial sempre maior, entenderam as razões do governo, a exemplo das dificuldades orçamentárias que impedem a concessão de um reajuste mais elevado. (…) Houve maturidade para entender que nem sempre o céu é o limite e, além disso, salário se discute todo ano”, disse o líder baiano. 
 
“O governo demonstrou ter a vontade de negociar e uma das coisas mais importantes foi restabelecer a mesa central de negociação permanente. A manutenção dessa mesa ficou garantida. O outro ponto é que as mesas setoriais serão reforçadas com a o cumprimento dos acordos. A ideia é que as categorias que não tiveram os seus acordos firmados serão trabalhados para que sejam cumpridos”, disse, em entrevista ao Bahia Notícias, a diretora do Jurídico e vice-coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marilene Betros.
 
Fonte:APPI / APLB

quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º de Maio, Momento de Reflexão.




Não podemos imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto. Não retiramos prazer de nenhuma outra coisa, senão do trabalho. Verifiquemos pois, quanto mais trabalhamos, mais vida, mais sucesso, mais pão, mais saúde, mais educação, mais coragem, enfim, mais tudo. Ninguém pode chegar ao topo apenas armado de talento pois o talento sem DEUS, AMOR e HUMILDADE não representam nada.
” Trabalho… atitude que dignifica o homem então, aproveite seu dia, trabalhador/trabalhadora, para refletir sobre seus planos, metas, projetos e verificar se está trilhando o caminho certo, que o levará a realizar os seus sonhos. Se não estiver, não se preocupe. Amanhã é um novo dia onde todos teremos uma nova chance de mudar e progredir.” 

                     Parabéns Trabalhador e trabalhadora pelo seu dia.



1º de Maio, dia do TRABALHADOR.




A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.