Total de visualizações de página

domingo, 24 de maio de 2015

Para mostrar que a sociedade é contra a precarização dos direitos dos trabalhadores, a CNTE organiza, no dia 28 de maio, um movimento nacional pela valorização do educador: a mobilização SOS Educação Pública. De acordo com o presidente da CNTE, As pessoas devem usar preto para ir às escolas, ao trabalho, e fazer faixas pretas com a #SOSEducaçãoPública. Pendurar os cartazes e faixas nas escolas, em monumentos, nas janelas de casa, e fotografar essa participação e postar nas redes sociais.
A CNTE convoca, ainda, os educadores para a greve geral da CUT e demais centrais sindicais, no dia 29, sexta-feira, contra a terceirização e a retirada de direitos da classe trabalhadora.

OBRIGADA: COM FÉ, ESPERANÇA E COMPROMISSO, A GENTE CHEGA LÁ !



Nossas palavras iniciais são de agradecimento àqueles/as que, pelo voto, depositaram sua confiança, em todos da chapa, que concorreram mais uma eleição para direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Foi uma das maiores manifestações de respeito, credibilidade e maturidade que os trabalhadores/as deste município demonstraram quando apoiaram a Chapa Única – Unidos Somos Mais Fortes.
Dessa forma, passada à eleição, conclamamos a todos os trabalhadores e Trabalhadoras, independente de terem nos apoiado ou não, somar forças para juntos fortalecermos o nosso sindicato. O resultado das urnas foi uma demonstração clara de que os trabalhadores/as aprovaram o trabalho que desenvolvemos como diretores/as deste Sindicato.
Os quase 93% dos votos na chapa, nos respalda, nos incentivo e nos dar ousadia para trabalhar ainda mais na defesa dos direitos e prerrogativas de nossa categoria. Demonstraram através do voto, que não querem retrocessos, e nem a interrupção de suas vitórias. Por isso, lutam pelo avanço das conquistas obtidas ao longo dos anos. Todos são sabedores que estas conquistas são frutos de uma grande sintonia deste Sindicato com seus associados, que incansavelmente tem coordenado, representado e defendido os interesses da categoria como um todo.
Em nome do Sindicato, nosso muito obrigado a cada trabalhador/a, por integrarem esta grande mobilização, empunharem conosco nossa bandeira de luta; por manterem firme a posição de um sindicalismo, autônomo, livre e combativo; pelas valiosas contribuições em nossas atividades bem-sucedidas; por se colocarem sempre à disposição e dizer sim ao chamado desta entidade; obrigada a todos:, APPI/APLB na pessoa de Enilda Mendonça e demais diretores; o Gestor do CEMUR, professor Franklin Ferraz e equipe; a Gestora das Escolas do Campo, Simone Guimarães e equipe; a Gestora do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, Sônia Valéria e equipe; a Gestora do EMMAC Elmar Abreu e equipe; a SEMED através das Assessoras pedagógicas Jaíra Farias e Kátia Virgínia; a subcomissão eleitoral presidida pela professora Cyntia Góes; aos mesários e escrutinadores, Leda Del Rey, Erika Paula, Priscila Queiroz, Rosangela Machado, aos professores aposentados que fizeram questão de votar; aos que no dia da eleição foram ao sindicato fazer sua filiação; aos trabalhadores e trabalhadoras da educação, das redes estadual e municipal; aos colegas que se colocaram à disposição mais uma vez para compor a chapa, aos colegas novos que integram a chapa e, especialmente à Diretora sindical Cláudia Alves pelos anos de contribuição, parceria, responsabilidade, compromisso compondo a diretoria deste sindicato, nosso mais profundo respeito, gratidão e consideração.
Colocamo-nos à disposição para debater as nossas questões mais urgentes e esperamos sugestões, pelo email: trabalhadores.educacao@hotmail.com, no intuito de contribuir com a nova gestão que iniciará em junho 2015.
Com a certeza de um Sindicato cada vez mais forte e combativo, nossa gratidão.

Saudações Sindicais.

DIREÇÃO DA APLB - Núcleo Uruçuca

sábado, 23 de maio de 2015

Osman Nogueira é eleito presidente da APPI/APLB-Sindicato


A APPI/APLB-Sindicato realizou na quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de maio, as eleições para a escolha dos novos dirigentes da Delegacia Sindical Costa do Cacau e dos núcleos de Ilhéus, Canavieiras, Uruçuca, Itacaré e Una.
com 94,2% dos votos, a chapa única intitulada Unidos Somos Mais Fortes, sob a presidência do professor Osman Nogueira Junior, foi consagrada vencedora do processo eleitoral. No total foram 1.641 eleitores, sendo 1.546 votos para a chapa, 72 brancos e 23 votos nulos.
Além do presidente Osman Nogueira Júnior, a nova diretoria eleita da APPI/APLB-Sindicato tem como vice-presidente Selma Estrela Rodrigues; diretor de imprensa Cláudio Magalhães; secretário geral Luís Cláudio; diretor jurídico Cosme Gusmão; tesoureira Bárbara Neves e a diretora intermunicipal Enilda Mendonça. Na suplência estão Amarilio Amorim, Adriene Lavigne e Josimar Ferreira.
Já para os núcleos foram eleitos os coordenadores Maria José Andrade Reis (Canavieiras), Rita de Cássia (Uruçuca), Joselita Santana (Itacaré), José Jorge (Una). A eleição aconteceu nos três turnos, com uma urna fixa na sede da APPI e nos núcleos regionais e urnas itinerantes circulando pelas unidades escolares.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

APPI/APLB realiza eleição para escolha dos novos dirigentes da Delegacia Sindical.

A APPI/APLB-Sindicato realizará nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de maio, as eleições para a escolha dos novos dirigentes da Delegacia Sindical Costa do Cacau e dos núcleos de Ilhéus, Canavieiras, Uruçuca, Itacaré e Una.

A eleição ocorrerá em chapa única, tendo como candidato a presidente Osman Nogueira Júnior e como vice-presidente Selma Estrela Rodrigues. A chapa, intitulada “Unidos Somos mais Fortes”, tem ainda como diretor de imprensa Cláudio Magalhães, secretário geral Luís Cláudio, diretor jurídico Cosme Gusmão, tesoureira Bárbara Neves e a diretora intermunicipal Enilda Mendonça. Na suplência estão Amarilio Amorim, Adriene Lavigne e Josimar Ferreira.

Já para os núcleos os candidatos a coordenadores são Maria José Andrade Reis (Canavieiras), Rita de Cássia (Uruçuca), Joselita Santana (Itacaré) e José Jorge (Una). A eleição acontecerá nos três turnos, com uma urna fixa na sede da APPI e nos núcleos regionais e urnas itinerantes circulando pelas unidades escolares.

A presidente da APPI/APLB, Enilda Mendonça, destaca a necessidade da participação de todos os trabalhadores em educação, filiados ao sindicato, na escolha dos seus dirigentes, como forma de fortalecer a categoria e garantir cada vez mais vitórias. “Somente com a união de todos vamos permanecer na luta para a conquista dos nossos direitos. Os desafios são grandes, mas unidos somos de fato mais fortes”, avalia Enilda Mendonça.


O candidato a presidente da APPI/APLB, Osman Nogueira Júnior, explica que esse é um momento de refletir a caminhada, de avaliar que as conquistas da categoria sempre nascem da organização, unidade e empenho. “Nossas vitórias são fruto do esforço de uma categoria que sabe seu lugar na sociedade e seu valor. Portanto, cabe aos nossos associados a missão de fortalecer a sua entidade, participando ativamente do processo eleitoral e assumindo a continuidade na construção de um sindicato que tem por missão a defesa e promoção da educação pública”, complementou.

sábado, 16 de maio de 2015

CNTE comemora 25 anos de luta unificada.


No ano de 1945 os professores da escola pública primária começaram a se organizar em associações. Em 1990, as associações dos profissionais da educação básica passaram a formar a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - CNTE, quando várias Federações setoriais da educação unificaram-se em uma mesma entidade nacional e a CPB - Confederação dos Professores do Brasil tornou-se a CNTE, com a filiação de 29 entidades.
Hoje a CNTE tem 48 entidades filiadas, representa mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil e é a segunda maior confederação do país, sempre em defesa de uma escola pública de qualidade com valorização para os professores e funcionários.
Com sede em Brasília, as instâncias da CNTE são subordinadas a um Congresso Nacional, articulando as demandas dos trabalhadores em educação do país em um esforço conjunto. Tem coletivos de diversos temas, reuniões frequentes e uma forte agenda de manifestações, mobilizações e participação política, sendo filiada à Internacional de Educação e à Confederação de Educadores Americanos. A atuação internacional é muito forte. A CNTE participa ativamente da discussão de políticas públicas em comissões internacionais e está representada na OIT - onde o secretário de finanças da CNTE, Antonio Lisboa, faz parte do órgão gestor - e em outras organizações mundiais, em uma busca permanente por integração e troca de experiências. Tudo para alcançar uma educação pública de qualidade no Brasil.
“Tudo isso por conta da importância que a CNTE tem, tanto na questão de organização, com as características como a nossa, no ponto de vista do debate democrático, das relações sindicais, no enfrentamento das políticas neoliberais que causam muitos problemas na valorização dos profissionais da educação. A CNTE tem uma participação muito importante, que mostra que aqui no Brasil temos um debate aprofundado sobre vários temas”, destaca o presidente Roberto Leão.
Ainda de acordo com Leão, é possível notar uma mudança de comportamento dos trabalhadores em relação ao seu papel como educadores: “Nos debates sobre as questões pedagógicas nós temos hoje a busca da construção de uma pedagogia latino-americana. Além disso, a CNTE ocupa hoje um cargo importante na Internacional de Educação. A Juçara Dutra Vieira, ex-presidente da CNTE, é vice-presidente mundial da Internacional da Educação. Temos a Fátima Silva, secretária de relações internacionais da CNTE, como vice-presidente da Internacional da Educação na América Latina. Eu já ocupei cargos na executiva da Confederação dos Educadores Americanos (CEA) e levamos para as atividades fora do país propostas que foram absorvidas. Nós que levamos para a IE a concepção que os funcionários da educação são trabalhadores em educação, são educadores. E isso está gerando um debate muito grande em outros países, tanto na América latina, quanto na Europa”, conta o presidente.
A base da CNTE é formada por uma grande maioria de mulheres, tem papel propositivo e busca a garantia dos direitos sociais e a ampliação dos espaços de cidadania. Roberto Leão reforça que a pauta da entidade inclui carreira, piso salarial profissional nacional, jornada de trabalho e financiamento da educação, entre outros pontos fundamentais para a melhoria da escola, articulando as demandas dos trabalhadores em educação do país em um esforço conjunto.
“São 25 anos de uma luta muito grande, de uma visão de classe, responsável por unificar as lutas e fazer com que tivéssemos mais força para obter a melhoria da educação pública brasileira. É um ano muito importante para nós”, completa o presidente da Confederação.
Durante 2015, o material institucional da CNTE vai ter um selo comemorativo, que relembra os 25 anos de unificação.

Prefeitura de ILHÈUS já foi notificada sobre decisão do TRT para regularizar o Piso Nacional.

O Município de Ilhéus já foi notificado sobre a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia 5ª Região, confirmando a decisão da juíza da 1ª Vara do Trabalho de Ilhéus, Alice Catarina Pires, que determinou que a Prefeitura implemente o pagamento do piso salarial dos professores, no aporte de 1.917,78. O Município de Ilhéus terá agora o prazo de 30 dias, a contar da data da citação, para cumprir a determinação judicial, sob pena do pagamento de multa diária de R$ 500,00.

A oficial de justiça da 1ª Vara do Trabalho, Jamile Nunes Aguiar Nora, informou através de certidão, que no dia 08 de maio compareceu à Prefeitura e citou o Município de Ilhéus, através do subprocurador Geral, Marco Aurélio Lelis de Souza, sobre o mandado de citação assinado pela juíza da 1ª Vara do Trabalho de Ilhéus, Alice Catarina Pires determinando que a Prefeitura implemente o pagamento do piso salarial dos professores, no aporte de 1.917,78.

No mandado de citação a juíza determina ainda ao município proceder, em conformidade com a Lei Municipal número 3.346/2008, do Plano de Cargos e Salários do Magistério Municipal, o reajuste, na mesma proporção do piso, dos salários base dos demais padrões (A, B e C) e referências (I a X) do Plano de Carreira, de modo a manter a mesma diferença de percentual de uma referência para outra e de um padrão para outro.

Com relação ao demais trabalhadores em educação, a APPI/APLB Sindicato entrou com duas ações na Justiça do Trabalho requerendo o pagamento da revisão salarial anual referentes aos anos de 2013 e 2014. A juíza Alice Catarina Pires já deu ganho de causa à categoria e a APPI aguarda que a decisão seja confirmada pelo Tribunal de Justiça da Bahia.

 

quinta-feira, 14 de maio de 2015

MEC e CNTE conversam sobre os rumos da educação no Brasil.

O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, recebeu nessa quarta-feira, dia 13/5, membros da diretoria da CNTE para discutir pautas da educação. O presidente da CNTE, Roberto Leão, apresentou demandas da categoria. Entre os temas discutidos com o ministro estão o reajuste do piso salarial, o cumprimento do PNE e o documento Pátria Educadora.
Leão pediu que o MEC interceda junto a estados e municípios para avançar nas negociações locais com os educadores: "Os exemplos de São Paulo, Santa Catarina e o massacre do Paraná mostram a queda de braço que vivemos", afirmou.
A CNTE solicita a manutenção do critério de atualização anual do valor definido por lei, para garantir ganho real ao piso. Também exige a regulamentação dos royalties de petróleo e do fundo social destinando recursos para a remuneração do magistério. Foi discutida, ainda, a necessidade de ampliação do investimento do Profuncionário e de fortalecimento do Forum Nacional de Educação.
Janine Ribeiro reiterou a legitimidade da pauta da educação: "Não posso prometer recursos, uma vez que estamos em crise econômica, mas deixamos claro que as questões da educação serão conduzidas sempre em negociação com a categoria", disse o ministro.
Em relação ao Plano Nacional de Educação, a CNTE quer o cumprimento do calendário de regulamentação das 20 metas, em especial as de 15 a 20, com destaque para a regulamentação do Sistema Nacional da Educação, a implantação do Custo Aluno Qualidade e a composição do Fórum Permanente de Acompanhamento da Atualização do Piso: "Saímos da reunião com algumas afirmações dele no que diz respeito principalmente ao fortalecimento do Fórum de Acompanhamento do Piso Salarial e do PNE, com a disposição de iniciar o acompanhamento desse fórum logo. É bom, porque vai tratar da meta 17 do PNE, que estabelece a questão da equivalência do salário dos professores", explicou Leão.
Outro tema do encontro foi o documento Pátria Educadora, elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e que pretende lançar as bases do Governo Federal sobre as políticas de reformulação da educação básica no País. Para a CNTE, deve-se ampliar o debate coma sociedade, em sintonia com as resoluções das conferências nacionais de educação e respeitando o calendário do PNE.
Segundo o presidente, é necessário manter o diálogo com o governo: "É preciso que a gente converse muito ainda. Foi importante porque nós nos conhecemos o ministro e apresentamos alguns pontos, mas espero que numa próxima oportunidade ele tenha mais tempo para nos ouvir".
Participaram o presidente da CNTE, Roberto Leão, o secretário de assuntos educacionais, Heleno Araújo, a secretária de assuntos internacionais, Fátima Silva, o secretário de funcionários, Edmílson Lamparina, o secretário de política sindical, Rui Oliveira, a secretária de organização, Marilda de Abreu Araújo, e os secretários executivos José Valdivino de Moraes, Alvísio Jacó Ely e Candida Beatriz Rossetto.

terça-feira, 12 de maio de 2015

DECISÃO DA ASSEMBLEIA DIA 11 DE MAIO DE 2015.

A coordenadora da APLB de Uruçuca, iniciou sua fala parabenizando todas as mães pela passagem do dia dedicado a sua homenagem. Logo em seguida relatou os avanços que obtivemos concernente às mudanças de nível, para professor e funcionários da educação; Concernente a outros ítens abordados, a categoria votou por encaminhamento de oficio à gestora municipal o que fora feito hoje pela manhã.
Enilda Mendonça APPI - provocou reflexão acerca de nossas ações em Uruçuca, fazendo contraponto com outros municípios aqui do entorno.
Tão logo tenhamos resposta da executiva, encaminharemos circular para as escolas ou através do e-mail institucional.

A LUTA CONTINUA.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

SALÁRIO DE ABRIL NA CONTA



A Prefeitura de Uruçuca realiza hoje, sexta-feira, 08 de Maio, o pagamento dos salários dos trabalhadores em educação referente ao mês de abril. Os valores já estão disponíveis nas contas bancárias dos  trabalhadores.

A Direção.

terça-feira, 5 de maio de 2015

APPI/APLB realiza eleição para escolha dos novos dirigentes dos núcleos.


A APPI/APLB-Sindicato realizará nos dias 21 e 22 de maio as eleições para a escolha dos novos dirigentes sindicais dos núcleos de Ilhéus, Una, Canavieiras, Uruçuca e Itacaré.

A APPI/APLB destaca a necessidade da participação de todos os trabalhadores em educação, filiados ao sindicato, na escolha dos seus dirigentes, como forma de fortalecer a categoria e garantir cada vez mais vitórias.

“Somente com a união de todos vamos permanecer na luta para a conquista dos nossos direitos. Os desafios são grandes, mas unidos somos mais fortes”, destaca a APPI/APLB.

REDE ESTADUAL


segunda-feira, 4 de maio de 2015

ATO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO REPUDIO AO GOVERNO ARBITRÁRIO DO PARANÁ, NESTA TERÇA-FEIRA, 5 – ATENÇÃO: O PROTESTO É SEM PARALISAÇÃO!


Nesta terça-feira, 5, às 10 horas, os educadores brasileiros estarão realizando atos em Defesa da Educação Pública e em solidariedade aos educadores e servidores do Paraná pela brutal repressão sobre eles, promovida pela policia militar a mando do governador Beto Richa.

Essa é uma demonstração de como determinados políticos tratam os trabalhadores, seja ocupando cargos executivos, seja no legislativo, votando contra os trabalhadores, como é o caso do PL4330, que amplia a terceirização e precariza as relações de trabalho.

São esses que se aliam aos grandes empresários, aos proprietários rurais, à mídia golpista, contra os trabalhadores; são esses que malversam o dinheiro público e lideram os ranking da corrupção; são esses que não respeitam a Lei e não pagam o Piso dos professores; são esses que tratam a educação e os educadores com desrespeito e com violência. Os servidores do Paraná rejeitam o projeto do governo estadual que muda a forma de custear a “ParanaPrevidência”, o regime próprio da Previdência Social dos servidores paranaenses.

 A defesa da educação de qualidade precisa ser uma luta constante! O nosso protesto tem que ser permanente, discutindo com os nossos alunos, com os pais, com a família, esclarecendo e denunciando quem são os reais adversários do povo, dos trabalhadores e dos educadores.
 VAMOS PROTESTAR, SIM!
NESTA TERÇA FEIRA, 5, ÀS 10 HORAS, VAMOS NOS SOLIDARIZAR COM OS COMPANHEIROS DO PARANÁ, CONTRA ESSAS ATROCIDADES E DEFENDER A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
ORIENTAMOS AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL E DAS REDES MUNICIPAIS A IREM PARA A ESCOLA E EXATAMENTE ÀS 10 HORAS DAREM AULA SOBRE DEMOCRACIA!