Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de junho de 2015

Coordenadores dos núcleos visitam as obras da nova sede da APPI.

 
A APPI/APLB-Sindicato vai passar a funcionar, já nos próximos meses, em sua nova sede, que está sendo construída e contará com novas instalações, muito mais amplas e equipadas. As obras estão em fase de conclusão e a nova sede própria da APPI, situada da Rua Lindolfo Collor, no bairro do Malhado, na Praça do Tamarineiro, terá, dentre ouros equipamentos, um amplo auditório para a realização de assembleias, reuniões, encontros, debates, atividades culturais e outros eventos de interesse da categoria.

Na última sexta-feira, os novos diretores dos núcleos da APLB-Sindicato da Delegacia Sindical Costa do Cacau visitaram as novas instalações e parabenizaram a diretoria da APPI pela conquista. De acordo com os líderes sindicais dos núcleos, a nova sede da APPI vai permitir um atendimento ainda melhor e reunir no seu espaço a categoria para a discussão de importantes questões voltadas aos direitos e lazer dos trabalhadores em educação.

APPI/APLB realiza reunião de planejamento estratégico com dirigentes sindicais dos cinco núcleos.

APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, realizou na última sexta-feira, no Barravento Hotel, uma reunião de planejamento com dirigentes sindicais dos cinco núcleos que compõem a delegacia regional. Participaram do encontro os dirigentes dos núcleos de Ilhéus, Canavieiras, Una, Uruçuca e Itacaré.
 
Durante o encontro foi discutido sobre o diagnóstico da situação de cada um dos núcleos, estabelecidas as metas, apresentadas as estratégias e elaborado o plano de ação de cada cidade. A proposta do encontro, segundo informou o presidente da APPI/APLB, Osman Nogueira Júnior, foi fazer uma avaliação da situação de cada núcleo sindical, avaliar os pontos positivos, corrigir os problemas e planejar as ações e metas nas novas diretorias dos núcleos sindicais da APLB.

Presidente da APPI Osman Nogueira Júnior











quinta-feira, 18 de junho de 2015

Terapeuta atende em Serra Grande - Uma parceria com o Núcleo.

A Confederação Nacional do Terapeuta, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos Humanos na Bahia - IBRA convidou o Núcleo Uruçuca para participar do projeto "Terapeutas para Todos". Um programa pautado na prática da medicina tradicional complementar, oferecendo orientações sobre tratamentos naturais, mudanças de hábitos e qualidade de vida. Estes objetivos são alcançados através de atendimentos e acompanhamentos gratuitos por Terapeutas participantes do projeto.
O Núcleo sindical não poderia deixar de abraçar esta causa que beneficia os Trabalhadores em Educação e comunidade em geral. A ação realizou-se no distrito de Serra Grande, no dia 16 de junho (terça-feira), na Biblioteca, das 8h e 30min. às 16h. 
O Terapeuta senhor Abraão atendeu os Trabalhadores em Educação das Escolas Eliés Haun, Prisco Viana e Creche Eva Santos.  

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Plantão jurídico atende em Serra Grande


A APLB Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Núcleo Uruçuca, com o objetivo de atender melhor a seus filiados, vem descentralizando as ações do Departamento Jurídico, com atendimento jurídico na sede de Uruçuca e no distrito de Serra Grande. A proposta é, além da proximidade com o filiado, agilizar o andamento das questões jurídicas.

Estiveram presentes além do Dr Iruman Contreiras, o presidente da APPI Osman Nogueira, a diretora intermunicipal Enilda Mendonça e a coordenadora do Núcleo Uruçuca, Rita de Cássia.
 
A coordenadora da APLB Rita de Cássia, avalia positivamente a iniciativa que, segundo ela, já apresenta resultados positivos. "A ideia é ficar mais perto da categoria e atender as demandas coletivas, pois temos filiados com demandas diferenciadas". 
O advogado Dr Iruman Contriras faz plantão na tarde de segunda-feira, dia 15 de junho a partir das 15 horas em Serra Grande, onde os trabalhadores apresentaram suas demandas. 

 

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Empossada nova diretoria da APPI e dos núcleos regionais da APLB.



Tomou posse na tarde desta quarta-feira, no Centro de Convenções de Ilhéus, a nova diretoria da APPI/APLB Sindicato, Delegacia Costa do Cacau, edos núcleo de Ilhéus, Canavieiras, Itacaré, Una e Uruçuca. A APPI terá agora os diretores:
  • Osman Nogueira Júnior (Presidente); Selma Estrela Rodrigues(Vice-presidente); Cláudio Magalhães (Imprensa); Luís Claudio (Secretário Geral); Cosme Gusmão (jurídico); Bárbara Neves (Tesoureira); Enilda Mendonça (Intermunicipal). Na suplência: Amarílio Amorim, Adriane Lavigne e Josimar Ferreira.
A eleição da nova diretoria aconteceu nos dias 21 e 22 de maio, com chapa única, que recebeu 94,2% dos votos. No total foram 1.641 eleitores, sendo 1546 votos na chapa, 72 brancos e 23 nulos. Os núcleos regionais terão como coordenadores Maria josé Andrade Reis (Canavieiras), Joselita Santana (Itacaré), José Jorge (Una). Em Uruçuca foram eleitos os diretores:
  • Rita de Cássia M.dos S. Moreira (Coordenadora); Rosemare Souza de Oliveira (Vice-coordenadora); Antônio Roque Silva Pereira (Tesoureiro); Adinória Reis Meireles (Secretária); Antônio Manoel A. B. Júnior (Secretário Sindical). Na suplência: Maria José Silva Argôlo e Maria de Lourdes Alves Barreto.
Representando todas as diretorias da APPI ao longo dos anos, a professora Carmelita Oliveira fez um relato das conquistas da categoria ao longo dos 35 anos de atuação da entidade. Professora Carmelita destacou a força dos trabalhadores em educação,os avanços da categoria graças à união e ao compromisso do sindicato, mas lamentou o descaso do governo municipal com a educação e a perseguição aos trabalhadores, deixando de cumprir direitos que são assegurados pela lei. "Direitos que foram conquistados com muita luta,com a resistência e com a união dos trabalhadores", destacou Carmelita.

A ex-presidente da APPI/APLB, Enilda Mendonça, também falou dasconquistas, do trabalho realizado e da certeza de ter representado a categoria com responsabilidade e compromisso com os trabalhadores. Enilda Mendonça parabenizou os novos diretores dos núcleos, destacando o compromisso de cada um com a categoria,em cada um dos núcleos regionais. Ela também fez questão de falar da história de luta dos novos diretores da APPI, destacando que tem a certeza de que a nova gestão não somente dará continuidade ao trabalho desempenhado ao longo dos anos, como também lutará por novas conquistas e novos avanços para a categoria.

O novo presidente, Osman Nogueira Júnior, falou do trabalho desempenhado pela professora Enilda Mendonça e garantiu que o trabalho vai continuar. Para isso espera contar cada vez mais com a união de todos os trabalhadores. Osman Nogueira falou que o desafio é grande, mas junto com os demais diretores e com a união da categoria será possível assegurar a garantia dos direitos buscar a valorização dos trabalhadores em educação.



quinta-feira, 4 de junho de 2015

Uruçuca sai na frente de muitos municípios e finaliza o PME.

FABRÍCIO SANTOS - Presidente da Comissão de Elaboração do PME.
O PME constitui uma ferramenta que deve dirigir as práticas educativos no município por um período de 10)dez) anos, auxiliar a avaliação e permitir o estabelecimento de novos parâmetros para a construção de outros instrumentos de planejamento e a continuidade dos trabalhos em etapas subsequentes.
É importante ressaltar que o PME deve ser considerado um Plano de Educação do Município. Não é somente um Plano do Sistema de Ensino Municipal, nem da rede de ensino do município. É um instrumento de planejamento que considera todas as necessidades educacionais dos seus habitantes.
O PME elaborado em Uruçuca, contempla as 20 metas previstas no PNE, adequadas à realidade local. Podemos citar por exemplo:
Erradicação do analfatetismo, melhoria da qualidade da educação; 50% das escolas municipais devem oferecer educação em tempo integral a pelo menos 25% da população escolar; ampliação da oferta de creches; valorização dos Trabalhadores em Educação; e o tão sonhado PCS (Plano de Cargos e Salários) dos Funcionários de escola, previsto em Lei Federal para aprovação em Lei municipal no prazo de 02 anos contados a partir da aprovação do PNE, ou seja, resta ao município exatamente 11 meses para o cumprimento desta meta; dentre outras metas.
A Audiência Pública debatendo o Plano Municipal de Educação em Uruçuca aconteceu no dia 02 de junho na Câmara de vereadores, às 8 horas da manhã, com encerramento às 17 horas.
A mesa foi presidida pelo secretário de educação, o senhor Fabrício Santos, compondo a mesa a prefeita, senhora Fernanda Silva e  a presidente da Câmara de vereadores, a senhora Maria das Graças.
Representando as Instituições que contribuíram na elaboração e formatação da minuta discutida, o Sr. Euro Oliveira (IF Baiano), Rita de Cassia M. dos S. Moreira e Antônio Roque (APLB Sindicato), Sônia Valeria Barbosa( Carneiro Ribeiro), Elma Abreu ( EMMAC), Osvaldo Ramos Pinto (Elies Haum ) Shirley Oliveira ( Colégio Maria Freitas Neves), Cinthia Góis ( Igrejas Evangélicas do Município), Siomara Xavier (ACMUR), Erika Paula (CME), Klaris Alcântara (CMDCA), Soraia Fontes (Escolas Particulares)...
Lia da Serra - Professora, Vereadora e Diretora Sindical (relatora do PME)
Parte da Comissão de Elaboração do PME.
Estiveram presentes os vereadores Carlos Magno Duarte, Djalma Arcanjo, Joselito Novais, Magnólia Andrade, Nau de Danda. A vereadora Professora Lia da Serra, foi a relatora do documento em análise.  Presente também Ruan César Melo ( Polícia Militar, comunidade em geral. 
Comunidade presente e contribuindo.

SAEB assume e esclarece equívoco em folha de pagamento dos aposentados.


segunda-feira, 1 de junho de 2015

#SOS Educação Pública – um manifesto da CNTE


A educação brasileira continua desvalorizada na maior parte dos estados e municípios. Faltam professores nas escolas, as salas de aula continuam superlotadas, grande parte dos gestores insiste em descumprir a Lei do Piso Salarial do Magistério, os funcionários da educação não conseguem ter acesso à profissionalização e, quando têm, não são valorizados nos planos de carreira.
Na esfera federal, contrariando o lema do governo, ‘Brasil, Pátria Educadora’, o ajuste fiscal contingenciou R$ 9,42 bilhões em investimentos no Ministério da Educação este ano, impondo restrições a políticas importantes de expansão e qualificação das redes escolares e universitárias.
Em uma mobilização nacional pela valorização da escola pública, neste dia 28 de maio, a CNTE promove o movimento #SOS Educação Pública, uma ação que convoca todos os brasileiros a se vestirem de preto e sair às ruas, ir para as escolas e para as redes sociais com faixas, cartazes e a hashtag da campanha, numa demonstração de apoio à Educação e aos educadores.
São quase 50 milhões de estudantes da educação básica pública e mais de 2,5 milhões de trabalhadores em educação vítimas da falta de estrutura das escolas e sem investimento ou valorização por parte dos governos federal, estaduais e municipais.
Os educadores brasileiros lutam por questões fundamentais, como o cumprimento da Lei do Piso e, acima de tudo, condições para oferecer uma educação de qualidade, laica, democrática e com acesso e permanência garantidos a todos os estudantes. Uma das pautas da manifestação é o cumprimento dos prazos estabelecidos no Plano Nacional de Educação, que garantem entre outras metas, a equiparação salarial dos trabalhadores em educação ao rendimento de outros profissionais com mesma formação até o final do 6º ano da vigência do plano.
É preciso, ainda, cobrar urgência de estados e municípios na aprovação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, garantindo o processo democrático e a consonância desses planos com o PNE. O prazo termina no dia 24 de junho.
A mobilização nacional do dia 28 quer também dar maior visibilidade às greves da educação, que contam com extrema repressão e falta de diálogo por parte dos gestores públicos, a exemplo do triste episódio do Paraná em que a Polícia do governador Beto Richa agrediu covardemente os trabalhadores em greve.
Hoje, sete estados estão em greve - Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Sergipe – e outros dois estão em Estado de Greve - Pernambuco retoma a paralisação na sexta-feira e Tocantins também vai parar. 
A educação brasileira pede socorro. #SOSEducaçãoPública