Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

ASSEMBLEIA - CAMPANHA SALARIAL e REIVINDICAÇÕES


A Assembleia da Campanha Salarial 2018 dos Trabalhadores em Educação da rede municipal de Uruçuca iniciou com apontando os desafio e avanços do ano de 2017. Em seguida tratou dos seguintes pontos: 
  • reajuste salarial para os servidores e reposição do piso dos professores;
  • número limite de alunos por sala;
  • eleição direta para diretor e vice diretor de escolas;
  • adicional de noturnidade;
  • manter regularizado as contribuições à Previdência. 
  • Calendário anual de pagamento... outras.                                                                                                      As demandas serão protocoladas na prefeitura e o sindicato aguardará o início da campanha salarial.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Encerramento dos alunos do 9º ano - CEMUR

Prof. Vamile Santana - mestre de cerimônias

Aluna homenageando seus colegas.
Mais um ano letivo termina e junto com ele mais uma etapa da vida se vai. É chegada a hora de tomar decisões. Mudar de escola. Mudar de cidade. Mudar de bairro ou permanecer no mesmo lugar.
Na sexta-feira, 01/12/2017, no salão da Loja Maçônica Obreiros da Regeneração os alunos do 9º ano, do colégio CEMUR - Centro Educacional do Município de Uruçuca, encerrou mais uma etapa com um momento de muita descontração, alegria e amor:Festa do 9º ano, digamos que uma verdadeira aula da saudade.
Na solenidade de encerramento, estiveram presentes alunos, pais, professores, eis professores, gestão escolar e autoridades. A Professora Vamile Santana foi a mestre de Cerimônias. Compuseram a mesa: Professora Rosemary Oliveira, Luciene de Góes (Paraninfa da turma); Paulo (vice diretor) Normélia (gestora do CEMUR); Enilda Mendonça (APPI); Rita de Cássia (APLB Uruçuca); Noraney Gama(eis professora); Drº Filipe; Magnólia Barreto (vereadora); Marcelo Dantas(vice-prefeito) e Moacyr Leite (prefeito). Todos fizeram uso da palavra enaltecendo a nova etapa, tratando da responsabilidade que o jovem deve ter na sociedade quando se diz respeito as suas atitudes.Falou-se também da importância da presença da família nessa trajetória trilhada até o momento. Todos desejaram sucessos aos alunos e parabenizaram seus pais pela contribuição que deram e continuarão dando para a formação do indivíduo, do cidadão e do ser com todas as suas potencialidades.
Para surpresa de todos, os alunos cantaram uma música com ajuda da professora Telma, como sinal de despedida da escola, professores e colegas de sala.
Fez uso da palavra a anfitriã da festa, professora Ana Cristina Silva de Santana, que elaborou o projeto já desenvolvido a muitos anos com a ajuda, contribuição e participação efetiva dos professores do CEMUR e  equipe gestora.
Os alunos partiram para a diversão com muita comida, refrigerantes e muita dança (boate com didhei).

Que todos possam ter sucesso, alegria, moderação, consciência, conquistas nessa nova etapa que segue, o Ensino Médio.
Anfitriã da festa: Prof. Ana Cristina











quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

III Conferência Municipal de Educação

Autoridades na abertura da CME.

Plenária
Na sexta-feira 01 de dezembro, no São Paroquial, das 8h às 17:00, realizou-se, a III Conferência Municipal de Educação.
O Fórum contou com a presença de centenas de pessoas que se credenciaram no local e autoridades que compuseram a mesa: Prefeito Moacyr Batista de Souza Leite Júnior, Secretária Municipal de Educação , Célia Calmon, representando a câmara de vereadores, a professora, vereadora e diretora sindical Maria de Lourdes Alves Barreto, a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Claudia Alves dos Santos; a vice presidente do CME a Professora Dirce Santana de Lima, professora Cândida Daltro Alves - UESC e a Coordenadora da APLB, Rita de Cássia M. dos S. Moreira.
O Prefeito Moacyr Leite desejou boas-vindas a todos e destacou que o evento é um momento democrático para se discutir as ações propostas no documento base; fez uma breve retrospectiva sobre a educação local. Citou a importância do lançamento do PROEPS e CATE.
A Secretária Municipal de Educação, Célia Rocha Calmon agradeceu a presença de todos, em especial, ao Conselho Municipal de Educação, na pessoa da Presidente Claudia Alves que também liderou a Comissão Organizadora do Evento. ”A Conferência é um espaço democrático, no qual faremos valer a nossa voz, pois é a partir da participação coletiva que a Educação se torna algo grandioso e só tem a ganhar, por meio dos espaços democráticos”, ressaltou a secretária. 
Noticiou aos participantes que Uruçuca também foi contemplado com o selo UNICEF. Explicitou que este selo é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes, que só acontece no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade, mas que após exposição de motivos muito bem fundamentadas a partir de dados reais do município, Uruçuca foi contemplada.
A solenidade foi marcada por apresentações Culturais de alunos acompanhados por seus professores e projetos e do diretor financeiro da APLB, professor Antônio Roque Silva Pereira.
Na ocasião, a professora Eliene Nascimento dos Santos,  procedeu a leitura do Regimento Interno, sendo aprovado por todos.
A Plenária de eixos foi realizada  no Centro Educacional do Município de Uruçuca - CEMUR em diferentes espaços de discussão, previamente destinados para esse fim. Aconteceram os trabalhos da discussão dentro dos eixos propostos no documento referência, e submetidas à votação, por meio de destaques e encaminhamentos das deliberações recebidas.
Foram eleitos delegados de diversos segmentos a participar da Conferência Estadual.
Pronunciamento da presidente do CME

Hino Nacional em Língua de sinais

Plenária

Credenciamento

Plenária

Leitura do Regimento

Apresentação musical

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

27º Encontro Nacional da União Nacional da UNCME.

O 27º Encontro Nacional da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) trouxe para Ilhéus uma importante discussão sobre o Sistema Nacional de Educação (SNE), a Gestão Democrática da Educação e o papel dos Conselhos Municipais de Educação. O evento aconteceu de 27 e 29 de novembro, no Centro de Convenções, com participação de cerca de 1.500 conselheiros, de todos os estados, além de representantes das instituições nacionais ligadas ao Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE), Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude (Unicef), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Secretaria Municipal de Educação. 
Uruçuca esteve representada pelas conselheiras professora e presidente do CME Claúdia Alves e Professora e vice presidente do CME, Dirce Santana de Lima.
Claudia Alves dos Santos e Dirde Santana de Lima - CME
Professora Gilvânia Nascimento.
O evento também abordou a iniciativa global “100 Milhões por 100 Milhões contra o trabalho infantil”, que objetiva mobilizar 100 milhões de brasileiros em defesa das crianças que vivem na extrema pobreza, sem acesso à saúde, educação e alimentação, em situação de trabalho infantil e insegurança. A coordenação é da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com parceria temática do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Encontro Internacional Saúde do Trabalhador.

Delegações de dirigentes sindicais dos trabalhadores em Educação participaram do XI encontro Internacional de Saúde do Trabalhador, em São Luís do Maranhão, nos dias 24 a 26 de novembro. Além do Brasil, participaram delegações da Índia, Bangladesh, Sirilanka, Colômbia, Moçambique e Alemanha. Da região Sul da Bahia, estiveram presentes representantes de Uruçuca, Una, Canavieiras, Itacaré, Ilhéus, Wenceslau Guimarães, Nova Ibiá e Gandu. 
O presidente da APPI, Osman Nogueira, a secretária intermunicipal, Enilda Mendonça, a diretora financeira, Bárbara Neves, e a funcionária do sindicato, Silvana Oliveira, também marcaram presença no evento. 

O objetivo do encontro foi a troca de experiências entre os países participantes para buscar alternativas de luta contra os problemas vivenciados pelo trabalhadores na reestruturação do trabalho.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Governo lança edital do concurso público para professores e coordenadores pedagógicos.

Fonte: www.educacao.ba.gov.br

O Governo do Estado da Bahia, por meio das Secretarias da Educação e Administração, lançou, nesta sexta-feira (10), o edital do concurso público para 3.760 vagas, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos. As inscrições serão abertas, às 10h (horário de Brasília), às 9h na Bahia, da próxima terça-feira (14) e prosseguem até às 14h (horário de Brasília), às 13h na Bahia, do dia 12 de dezembro. As inscrições, no valor de R$ 100 para ambos os cargos, serão feitas exclusivamente, via internet, pelo site da Fundação Carlos Chagas, empresa responsável pela aplicação das provas.

O concurso foi anunciado pelo governador, Rui Costa, e pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, durante o Papo Correria, pelo Facebook do Govenador. “O concurso vem para preencher uma lacuna deixada pelo término do contrato temporário do REDA e pelas aposentadorias. Serão dois concursos em um, que vão acontecer na mesma data. O concurso será territorializado, como forma de fidelizar os professores na região que escolheu, promovendo um maior vínculo entre o profissional e a comunidade local”, afirmou Rui Costa.

O secretário Walter Pinheiro disse que o concurso será para 40 horas semanais e representa uma das ações estratégias que vêm sendo adotadas pelo Estado para fortalecer o eixo pedagógico nas escolas estaduais. “Este concurso é vem sendo esperado há muito tempo pelos educadores e o governador Rui Costa, mesmo diante da situação econômica do país, tomou esta decisão que fortalece o eixo pedagógico das escolas e, consequentemente, a nossa qualidade do ensino”, afirmou Pinheiro, ao destacar que a iniciativa Vai potencializando a oferta da Educação em Tempo Integral na rede. “A nossa meta é caminhar para uma escola que funcione o dia todo, com atividades culturais e cursos profissionalizantes. Daí a importância de termos professores com uma carga horária de 40 horas de dedicação à escola, bem como a presença do coordenador pedagógico em todas as unidades da rede estadual”, afirmou.

OFERTA
As vagas para professores são para diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, os com licenciaturas em Ciência Biológicas, Ciências Naturais, Ciências Humanas, Ciências da Sociedade, Filosofia, Artes, Educação Física, História, Artes, licenciatura interdisciplinar em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Matemática ou licenciatura interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias, habilitação em Química oriundo de curso superior. Para coordenador pedagógico, é preciso ter curso de Pedagogia. Tanto para professor quanto para coordenador pedagógico é exigido diploma registrado de conclusão de curso superior de graduação, conforme estabelecido no edital, devidamente registrado, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

REMUNERAÇÃO
Para o cargo de professor padrão P, grau IA, a remuneração inicial é constituída pelo vencimento básico no valor de R$ 2.145,36, acrescido de Gratificação de Estímulo às Atividades de Classe, no percentual de 31,18% incidente sobre o vencimento básico, no valor de R$ 668,92, perfazendo um total de  2.814,28. Para o cargo de Coordenador Pedagógico, Padrão P,  grau IA, a remuneração inicial é constituída pelo vencimento básico no valor de R$
2.145,36, acrescido de Gratificação por Condições Especiais de Trabalho, no percentual de 34,75%, incidente sobre o vencimento básico, no valor de R$ 745,51, totalizando R$ 2.890,87.

APLICAÇÃO DAS PROVAS
O concurso terá três etapas. As provas objetivas (1ª ETAPA) e discursivas (2ª ETAPA) serão aplicadas no dia 25/02/2018, para todos os cargos, no período da manhã, nas cidades de Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Somente será corrigida a prova discursiva dos candidatos habilitados e melhores classificados nas provas objetivas. A 3ª ETAPA etapa é a prova de títulos, para fins de pontuação dos candidatos habilitados na prova discursiva.

ASSEMBLEIA DA REDE MUNICIPAL DE URUÇUCA.

A APPI/APLB, juntamente com o Núcleo de Uruçuca, realizou assembleia da categoria no município para discutir os precatórios do FUNDEF. A categoria autorizou o sindicato a encaminhar os atos jurídicos e administrativos para a garantia da partilha do precatório, conforme preconiza a lei. Presentes na assembleia, estavam a direção do Núcleo de Uruçuca, o presidente da delegacia sindical, Osman Nogueira, a diretora do intermunicipal, Enilda Mendonça, e o advogado do Sindicato, Dr. Iruman Contreiras.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Escola Vitória: A Primavera Chegou!

      A Escola Vitória floriu as ruas de Uruçuca _ A primavera chegou. Misturou os encantos do nosso país trazendo: Brasil_ Mistura de Cores e Raças.
       A instituição contou com a participação de toda equipe gestora, alunos, pais, ex- alunos, os surdos, comunidade evangélica e participação da população uruçuquense.
      O brilho e animação puderam ser encontrados em cada ala que dividia o desfile, sem esquecer do glamour da Fanfarra FAMUITA.
      A escola, também, comemorou os seus 17 anos na história da educação do município formando cidadãos e ensinando para a vida.
Palavras do coordenados Paulo Javertty Miranda: "Conhecimento e Valorização: É nisso que acreditamos!"