Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Pesquisa participativa ouve 78% dos trabalhadores da Educação em Una.

A APPI/APLB considerou muito positivo o balanço da ação de implementação da pesquisa participativa sobre Saúde do Trabalhador, no município de Una, com todos os 24 monitores da Rede Vida Viva. Realizado nos dias 08 e 09 de junho, o mapeamento do quadro de adoecimento dos trabalhadores da Educação ouviu 300 pessoas - 78 % (setenta e oito por cento) - meta que supera o índice médio necessário de 60 % (sessenta por cento), para validar cientificamente o trabalho. A ação teve a parceria da Secretaria Municipal de Educação.

"Após identificar as causas do adoecimento dos trabalhadores, faremos um relatório e a apresentação de um plano de ação apontando caminhos para resolver o problema ", explica o presidente da APPI, Osman Nogueira. 

Nos dias 07 e 08 de julho, a APPI realizará durante todo o dia, em sua sede, um encontro estadual da Rede Vida Viva para discutir as questões ligadas à saúde do trabalhador. A atividade é um desdobramento da ação no município de Una, com a realização de uma avaliação e apresentação do relatório desse trabalho, além da organização de nova implementação no município de Itacaré, nos dias 27 e 28 de julho.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

REUNIÃO COM EXECUTIVO ESEC. DE EDUCAÇÃO

Solicitada pela APPI/APLB - Núcleo Uruçuca, a audiência com o gestor público Moacyr Leite Júnior, para tratar de assuntos de interesse dos Trabalhadores em Educação da rede municipal de ensino.  A audiência ocorreu dia 06 de junho às 14:30, no gabinete. A audiência contou com a presença do prefeito Moacyr Leite Júnior, secretária de Educação Célia Rocha Calmon; secretário da fazenda, José Carlos Brito; o procurador Geral, Dr Ayrton Kaio, e assessor de gabinete, José Pedro.
Neste segundo momento, tratou-se de itens como processos de mudança de nível; Alimentação e reforma das escolas do campo; Correção da portaria 012 da SEMED; Implementação do Projeto Rede Vida Viva; Solicitações de cobertura do palco do CEMUR e revitalização da quadra do EMMAC. 
Dentre os pontos abordados, a mudança de nível  segundo Dr. Kaio, esta sendo despachada aos poucos. Alimentação das escolas do campo já esta acontecendo; reforma das escolas do campo, o prefeito elencou as escolas até o momento reformadas, garantiu reformar todas mas especialmente cuidar da nucleação das mesmas; Implementação do Rede Vida viva aceito pelo prefeito e sec. de educação; Quanto ao Palco do CEMUR fazer levantamento do custo ever possibilidades de fazer ainda este ano; Revitalização da quadra do EMMAC, em fase com o projeto destas e outras quadras. 
Estiveram presentes os diretores sindicais: Osman Nogueira (Presidente APPI/APLB-Ilhéus), Enilda Mendonça (Diretora intermunicipal APPI/APLB-Ilhéus); da APLB Uruçuca, Rita Marcelina, Antônio Roque, Antônio Manoel e Maria de Lourdes.
Reunião foi produtiva, estamos no aguardo das resoluções. 

terça-feira, 6 de junho de 2017


A APPI/APLB Núcleo Uruçuca dá continuidade às ações da pauta do ano com nova rodada de negociações junto ao governo, nesta terça-feira, dia 06 de junho, às 14h e 30min., na prefeitura, centro da cidade. Serão discutidas questões como: revogação temporária dos processos e os protocolados desde 2013; alimentação e reforma das escolas do campo; saúde do trabalhador; Outros.

 

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Uruçuca recebe Projeto Despertar.

A Secretaria de Educação em parceria com o SENAR e FAEB, adquiriu o programa Despertar que estará capacitando toda equipe das Escolas do Campo.
Com a temática - Viver bem no Campo: Educação Ambiental, Saúde e Qualidade de Vida! 
A alguns anos o Programa Despertar vem ampliando o papel social do Senar Bahia, tendo como objetivo promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental. O programa atende aos alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Assim, o Despertar ajuda na formação de crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania,
Para que isso seja possível, o programa possui um material didático personalizado, atualizado constantemente em parceria com educadores, pedagogos e especialistas.
Os Trabalhadores em Educação (Professores, Coordenadores e Gestores escolares) serão capacitados permanentemente através de encontros, seminários, dias de campo e trocas de experiências socioambientais.
Também são fundamentais as experiências fora de sala de aula com os estudantes. De forma programada serão realizados dias de campo, trilhas interpretativas, caminhadas ecológicas e de mobilização social nas comunidades, oficinas de reaproveitamento de resíduos, separação do lixo, além do cultivo de horta nas escolas.


Célia Calmon - Secretária de Educação

Cristina Teixeira- Coordenadora do Projeto

Adnailton - Despertar

Rita de Cássia - Coordenadora da APLB

Público alvo

Público alvo

Posse do Conselho Municipal de Educação.



O Conselho Municipal de Educação é um órgão que possibilita a participação e o controle social das políticas educacionais, reunindo representantes da comunidade escolar e da sociedade civil.
Dentre as atribuições dos CMEs, está a participação na elaboração de seus respectivos planos municipais de educação – documento que define o planejamento da política educacional do município para cada decênio e deve ser construído com base nas metas do plano nacional. 
Cabe ao órgão garantir a gestão democrática da educação e um ensino de qualidade no município. Aqui, alguns exemplos das funções.
Consultiva - Responder a consultas sobre leis educacionais e suas aplicações, submetidas a ele por entidades da sociedade pública ou civil (Secretaria Municipal da Educação, escolas, universidades, sindicatos, Câmara Municipal, Ministério Público), cidadãos ou grupos de cidadãos.

Propositiva - Sugerir políticas de educação, sistemas de avaliação institucional, medidas para melhoria de fluxo e de rendimento escolar e propor cursos de capacitação para professores.

Mobilizadora - Estimular a participação da sociedade no acompanhamento dos serviços educacionais; informá-la sobre as questões educacionais do município; tornar-se um espaço de reunião dos esforços do executivo e da comunidade para melhoria da educação; promover evento educacional para definir ou avaliar o PME; e realizar reuniões sistemáticas com os segmentos representados no CME.

Deliberativa - É desempenhada somente em relação a assuntos sobre os quais tenha poder de decisão. Essas atribuições deverão ser definidas na lei que cria o conselho, que pode, por exemplo, aprovar regimentos e estatutos; credenciar escolas e autorizar cursos, séries ou ciclos; e deliberar sobre os currículos propostos pela secretaria.

Normativa - Só é exercida quando o CME for, por determinação da lei que o criou, o órgão normativo do sistema de ensino municipal. Ele pode assim elaborar normas complementares em relação às diretrizes para regimentos escolares; autorizar o funcionamento de estabelecimentos de Educação Infantil; determinar critérios para acolhimento de alunos sem escolaridade; e interpretar a legislação e as normas educacionais.

Fiscalizadora - Promover sindicâncias; aplicar sanções a pessoas físicas ou jurídicas que não cumprem leis ou normas; solicitar esclarecimento dos responsáveis ao constatar irregularidades e denunciá-las aos órgãos competentes, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas e a Câmara de Vereadores.
 
Professora Cerinez representante da APLB no CME.


Ceilma Lima representante da APLB no CME.










No dia 01 de junho,a APPI/APLB - Delegacia Costa do Cacau, promoveu encontro para tratar do Projeto Rede Vida Viva, que trata da saúde do trabalhador. Estiveram presentes neste encontro representantes dos núcleos de Una, Itacaré, Ilhéus, Canavieiras, Uruçuca, Ubaitaba, Venceslau Guimarães, Gandu e Nova Ibiá. O propósito foi traças estratégias para aplicar o Rede Vida Viva na cidade de Una, abrangendo 300 trabalhadores em educação, da sede e núcleo rural. 
A professora e diretora intermunicipal Enilda Mendonça, dirigiu a reunião onde todos juntos traçaram um plano de ação a ser desenvolvidos nos dia 7 a 9 na cidade de Una com a participação de todos os monitores da cidades citadas acima.
sobre saúde do trabalhador e essa proposta de qualificar agentes como monitores para identificar e essas causas e consequências do adoecimento nos locais de trabalho. Ainda durante o curso, ministrado pela professora Enilda Mendonça, foi elaborado um plano de ação para os monitores e a avaliação das atividades realizadas durante o dia de reflexão.
O Projeto Vida Viva, uma rede de sindicato e pessoas que se organizam para refletir, debater e construir propostas formativas que contribuam com a luta dos trabalhadores por uma organização efetiva no local de trabalho. Trata-se de uma rede que decidiu encarar o desafio de promover ações concretas nos locais de trabalho que modifiquem as condições de trabalho e a vida dos trabalhadores.
- See more at: http://www.jornalbahiaonline.com.br/noticia/30722/ilheus_sediou_encontro_estadual_de_monitores_da_rede_vida_viva#sthash.zUWVcp76.dpuf
sobre saúde do trabalhador e essa proposta de qualificar agentes como monitores para identificar e essas causas e consequências do adoecimento nos locais de trabalho. Ainda durante o curso, ministrado pela professora Enilda Mendonça, foi elaborado um plano de ação para os monitores e a avaliação das atividades realizadas durante o dia de reflexão.
O Projeto Vida Viva, uma rede de sindicato e pessoas que se organizam para refletir, debater e construir propostas formativas que contribuam com a luta dos trabalhadores por uma organização efetiva no local de trabalho. Trata-se de uma rede que decidiu encarar o desafio de promover ações concretas nos locais de trabalho que modifiquem as condições de trabalho e a vida dos trabalhadores.
- See more at: http://www.jornalbahiaonline.com.br/noticia/30722/ilheus_sediou_encontro_estadual_de_monitores_da_rede_vida_viva#sthash.zUWVcp76.dpuf
sobre saúde do trabalhador e essa proposta de qualificar agentes como monitores para identificar e essas causas e consequências do adoecimento nos locais de trabalho. Ainda durante o curso, ministrado pela professora Enilda Mendonça, foi elaborado um plano de ação para os monitores e a avaliação das atividades realizadas durante o dia de reflexão.
O Projeto Vida Viva, uma rede de sindicato e pessoas que se organizam para refletir, debater e construir propostas formativas que contribuam com a luta dos trabalhadores por uma organização efetiva no local de trabalho. Trata-se de uma rede que decidiu encarar o desafio de promover ações concretas nos locais de trabalho que modifiquem as condições de trabalho e a vida dos trabalhadores.
- See more at: http://www.jornalbahiaonline.com.br/noticia/30722/ilheus_sediou_encontro_estadual_de_monitores_da_rede_vida_viva#sthash.zUWVcp76.dpuf
sobre saúde do trabalhador e essa proposta de qualificar agentes como monitores para identificar e essas causas e consequências do adoecimento nos locais de trabalho. Ainda durante o curso, ministrado pela professora Enilda Mendonça, foi elaborado um plano de ação para os monitores e a avaliação das atividades realizadas durante o dia de reflexão.
O Projeto Vida Viva, uma rede de sindicato e pessoas que se organizam para refletir, debater e construir propostas formativas que contribuam com a luta dos trabalhadores por uma organização efetiva no local de trabalho. Trata-se de uma rede que decidiu encarar o desafio de promover ações concretas nos locais de trabalho que modifiquem as condições de trabalho e a vida dos trabalhadores.
- See more at: http://www.jornalbahiaonline.com.br/noticia/30722/ilheus_sediou_encontro_estadual_de_monitores_da_rede_vida_viva#sthash.zUWVcp76.dpuf