Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de março de 2013

MARIA PILAR LACERDA - Final Jornada Pedagógica.

Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva
MARIA DO PILAR, natural de Timóteo/MG, graduou-se em História, especializou-se em Gestão de Sistemas Educacionais, na PUC-Minas.  Diretora da Fundação SM – Modelo Inovador de Escola em Tempo Integral, já exerceu diversos cargos no âmbito federal, dentre eles está o de Secretária Nacional de Educação Básica, do Ministério da Educação.
A professora focou no baixo índice do IDEB-URUÇUCA (índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que em 2009, nas séries iniciais, ostentava  3,3 e em 2011, despencou para 3,0, enquanto o índice nacional ficou em 5,0. Comentou que o Governo Federal pretende elevar o índice nacional para 6,0.
Pilar citou as vantagens do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e sua criação pelo INEP(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP, o SAEB – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
Discorreu sobre os quatro pilares para reerguer os baixos índices do IDEB de URUÇUCA (em especial):
ATENÇÃO – Fruto do compromisso com o aprender, prestar atenção em tudo o que pode influir no alcance desse objetivo.
CAPRICHO – é uma busca para fazer o melhor possível. As redes têm consciência das dificuldades, mas não se deixam imobilizar por elas.
ABERTURA- com cuidado e criatividade, os municípios também demonstraram abertura para propor práticas e projetos que vão além das medidas formais de capacitação e investimento.
SOLIDARIEDADE - observou-se a valorização do compartilhamento das responsabilidades, oportunidades e aprendizagens.
Lembrou que o acesso ao ensino escolar formal faz parte do processo de educação dos indivíduos e é um direito fundamental do ser humano que deve ser garantido pelo Estado.

A conclusão da Jornada Pedagógica 2013, nas dependências do BOFC, teve a participação do secretário de Educação, Fabrício Santos e da Prefeita, Fernanda Silva, que agradeceu a todos os professores pela participação, dizendo que tinha o compromisso de capacitar todos os professores, visando levar um ensino de qualidade aos alunos.
Platéia atenta ao pronunciamento de Pilar

Para finalizar, disse que no processo educativo em estabelecimentos de ensino, os conhecimentos e habilidades são transferidas para as crianças, jovens e adultos sempre com o objetivo desenvolver o raciocínio dos alunos, ensinar a pensar sobre diferentes problemas, auxiliar no crescimento intelectual e na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade.

Prefeita presente no final da Jornada Pedagógica
 A conclusão da Jornada Pedagógica 2013, nas dependências do BOFC, teve a participação do secretário de Educação, Fabrício Santos e da Prefeita, Fernanda Silva, que agradeceu a todos os professores pela participação, dizendo que tinha o compromisso de capacitar todos visando elevar a qualidade do ensino/alunos no município.
Prefeita Fernanda Silva e Maria do Pilar

Nenhum comentário:

Postar um comentário