Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Parabéns ao Grupo Escolar Maria Freitas Neves.















Comemorar os 35 anos de existência do Grupo Escolar Maria Freitas Neves é um momento de muita alegria e lembranças para os que passaram e os que ali se encontram. A comemoração desta data traz à tona momentos singulares que vão se eternizar na memoria. Durante 35 anos da existência desta escola, os trabalhadores em educação aprendem a cada dia se apaixonar por ela oferecendo dedicação e amor à educação. Fazendo aquilo que gostam conseguem transmitir o que aprenderam, mostrando aos  educandos a importância da educação na vida do ser humano.
Trabalhar nesta escola certamente ajuda a ascender como pessoa e como profissional, pois o cotidiano escolar descortina alegrias, desafios, companheirismo e, sobretudo ousadia. Bem como diz Ivan Lins: "Daquilo que eu sei, nem tudo me deu clareza, nem tudo foi permitido, nem tudo foi concebido, não fechei os olhos, não tapei os ouvidos, cheirei, toquei, provei. Ah eu usei todos os sentidos.”
Aos colegas de outrora a gratidão, o respeito e admiração da comunidade pelo trabalho eficiente e dedicado dispensado a escola: professores, diretores, serventes, todos, todos que por ali passaram.
A APLB quer evidenciar admiração aos colegas e expressar meus parabéns pelo o trabalho que vem sendo realizado, e que tenham a certeza que existem pessoas que torcem com afinco para o sucesso de todos os que fazem a família Maria Freitas Neves.
 PARABÉNS !

1º de Maio, Dia do Trabalhador.



Não poderíamos deixar passar em branco essa data sem expressar o valor que ela simboliza para todos nós. Seria repetitivo relatarmos os pressupostos históricos que deram a ela uma representação de alto significado a todos que labutam não só pela qualidade de vida, mas também pela realização profissional. 
A representação a qual me refiro a todos nós não remete para um coletivo de humanidade com laços de valores sociais, porém a um a todos nós próximo, nós trabalhadores aprendentes e aprendizes na tarefa de educar dia-a-dia e nos superar enquanto sujeitos de histórias heterogêneas em nosso espaço de trabalho. Esse trabalho, elo de nossas relações, vivências e conquistas e pra não dizer de nossas utopias e crenças, molas propulsoras de significâncias para a razão de nossa luta, cuja marca se registrará eternamente na historicidade dos nossos pares e educandos.
Por tudo isso, a APLB Uruçuca parabeniza a todos trabalhadores e trabalhadoras pelo seu dia. E de modo especial os "Trabalhadores da Educação", pois tem a missão de preparar o homem para o mundo do trabalho e a viver em sociedade.
Que o trabalho não se torne algo penoso, mas sim de conquistas e realizações.
               Que Deus abençoe a todos com saúde e prosperidade! 
 
NOSSA LUTA É ETERNA.

APLB Uruçuca abraça campanha de combate ao ABUSO e a EXPLORAÇÃO SEXUAL de Crianças e Adolescentes.



Calendário de Reposição de Aulas ano 2014.


INFORMAMOS AOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO, que a APLB protocolou no inicio do mês de abril, junto à SEMED, ofício solicitando novo calendário de reposição de aulas, visto que havia previsão de inicio do ano letivo, o que não ocorreu.
A solicitação se fez necessária porque existe a obrigatoriedade de assegurar o cumprimento da carga horária de 800 (oitocentas) horas anuais ministradas em um mínimo de 200 (duzentos) dias letivos, de trabalho escolar, conforme o disposto na Resolução SE 102/2003; a importância em assegurar aos alunos condições adequadas e necessárias para o seu desenvolvimento global, de acordo com as metas estabelecidas no Plano de Qualidade da SEMED.
Vale salientar que considera-se de efetivo trabalho escolar, os dias em que forem desenvolvidas atividades regulares de aula ou outras programações didático-pedagógicas, planejadas pela escola desde que contem com a presença de professores e alunos com a frequência controlada.
PS.: Estamos no aguardo do CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO de aulas.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Resultado da Assembleia dos Servidores de Escolas


Na manhã do dia 25 de abril, às 8 horas, a APLB convocou seus associados Servidores de Escola para assembleia onde foi discutido questões como Salário atual e PCCS. Estiveram presentes dezoito servidores e três diretores sindicais.
  • Salário atual - após entendimento entre APLB e executivo, reajustou-se o salário, o qual foi depositado em folha extra no dia 24 de abril. A diferença foi referente ao mês de março. A APLB já esta negociando com o Sec. de Educação o pagamento das diferenças relacionadas aos meses de janeiro e fevereiro.
  • PCCS dos servidores de escola - em audiência com o Secretário de Educação, o mesmo solicitou um prazo para retomar os trabalhos, deixando ciente que acontecerá no mês de maio.
Quem não luta pelo que deseja não deveria 
reclamar do que lhe é ofertado .
Grazielli Dias.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Conferência Regional da Educação.



A Regional Cacaueira convoca o sindicato e convida a sociedade para Conferência da Educação, promovida pela APLB estadual.
O Núcleo Uruçuca participará com a presença de sua diretoria, e dois representantes da base (CEMUR e Eliés Haun). Por se tratar de um tema relacionado ao campo educacional, a APLB entendeu que deveríamos convidar outros parceiros para o evento.
O Núcleo Uruçuca convida através de ofício anexado a ficha de inscrição, expedido no dia 24 de abril, quinta-feira,
  • Gestor Público Municipal
  • Secretaria Municipal de Educação
  • Vereadores da Comissão de Educação
  • Conselho de Fundeb
O tema abordado será Plano e Sistema Estadual de Educação, divididos em câmaras temáticas: Organização e Funcionamento; formação; Remuneração; Valorização dos Trabalhadores em Educação; Carreira; Condições de Trabalho...outros.
O evento acontecerá no dia 05 de maio na FTC em Itabuna, no horário das 08 horas às 17 horas.

 Acreditar é essencial, mas ter atitude é o que faz a diferença.

APLB CONVOCA.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Núcleo Sindical de Uruçuca participa de Assembleia da Rede Estadual em Salvador.

 
Em assembleia realizada pela APLB-Sindicato na manhã desta terça-feira (15), no Ginásio dos Bancários, nos Aflitos, a categoria votou pela aprovação do que foi referendado pelas 18 assembleias regionais,  decidindo pelos seguintes tópicos:
1 – Reafirmação pela paralisação dos Trabalhadores em Educação da Rede Estadual, nesta quarta-feira, 16 de abril;
2 – Reafirmação pela participação dos trabalhadores em educação na assembleia conjunta promovida pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), nesta quarta-feira (16), às 9 horas, no Ginásio dos Bancários para continuar protestando contra o reajuste diferenciado. A APLB-Sindicato só participará de paralisações no caso de todos os sindicatos dos servidores públicos da Bahia aderirem.
Representando os Trabalhadores em Educação, participaram do evento os senhores Antônio Roque Silva Pereira (Diretor APLB), Adriano Nascimento dos Santos (Irmã Dulce) e Adriano da Silva Melo de Souza (EMMAC).

Atualização do Portal do Servidor.



Informamos aos "Trabalhadores em Educação" que o PORTAL DO SERVIDOR, desabilitado desde outubro de 2013, foi atualizado pelo setor de recursos humanos da prefeitura até o mês de março de 2014.
O Portal do Servidor passou a existir após acordo de campanha da APLB firmado com a prefeita Fernanda Silva com o objetivo de proporcionar as melhorias necessárias aos servidores públicos.


segunda-feira, 14 de abril de 2014

APLB Uruçuca irá participar do XVII Encontro de Funcionários que será realizado no mês de junho, em Ilhéus.

A APLB-Sindicato no auge da luta política em defesa dos trabalhadores em educação realizará este ano, na cidade de Ilhéus, nos dias 5 e 6  de junho,  o 17º Encontro de Funcionários de escolas das redes estadual e municipais do Estado da Bahia.

Representantes dos municípios de  Amélia Rodrigues, Ipirá,  Marcionílio Souza, Itabuna, Santo Amaro da Purificação e Ubaitaba estiveram presentes na reunião promovida pelo Departamento de Funcionários – DEFE realizada no auditório da APLB-Sindicato, na última quinta-feira (20),  quando foram aprovadas as seguintes propostas:

 1- O XVII Encontro de Funcionários terá a participação 500 delegados da capital e interior.

2 - O prazo para inscrição dos delegados  será encerrado no dia 23 de maio 2014.

3 - As camisas serão vendidas a R$ 10 (dez reais).

4 - O  número de delegados  escolhidos será  por delegacias ou cidades.

5 - No encontro será lançada a Campanha Estadual por Concurso Público e pelo Fim da Terceirização.

6 - As delegações localizadas em cidades mais distantes, devem chegar ao local no dia 4 de junho pela noite e as das cidades mais próximas no dia 5 pela manhã.

Nivaldino Felix            Edimilson de Almeida

 Departamento de Funcionário – DEFE

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Em visita às escolas: Eliés Haun e anexos e Creche Eva Santos.


A APLB Núcleo Uruçuca trabalhou em Serra Grande atendendo aos "Trabalhadores em Educação". Dentro da agenda estava prevista visitação às escolas. Vejamos:
  • Escola Eliés Haun.
    Maria de Fátima (Fatinha) e Airam Rocha - Equipe Gestora



    •  Anexo do Eliés Haun.
















    •  Escola Eliés Haun
    Vereadora, professora e diretora sindical no exercício pleno de sua função de educar. Para a Mestra Maria de Lourdes Alves Barreto "a grande tarefa como professor ou educador não é a de instruir, mas a de educar o nosso aluno como pessoa humana, como pessoa que vai trabalhar no mundo tecnológico, mas povoado de sentimentos, dores, incertezas e inquietações humanas. Precisamos educar pela vida como perspectiva de favorecer a felicidade e a paz entre os homens".
    • Além da missão de educar, vereadora professora Lia faz parte enquanto presidente da comissão técnica permanente da Câmara Municipal de Uruçuca para o exercício 2013/2014 referente a:

    • COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTOS, SAÚDE PÚBLICA, SANEAMENTO BÁSICO, SEGURIDADE, PREVIDÊNCIA E SEGURIDADE SOCIAL.

    Professora Lia exercendo função de transformar.


    Professora Lia e seus alunos.
     Creche Eva Santos.
    •  Creche Eva Santos. Encantada com tamanha responsabilidade que é lidar com crianças. O papel da creche é sempre ajudar a estimular todos os aspectos do desenvolvimento infantil através da interação com professores, colegas e materiais selecionados. 
    • Assim, verifica-se quando as crianças se encontram em ambiente diferente do ambiente familiar, elas tendem a escolher entre atividades do seu interesse, a sua capacidade e seus estilos de aprendizagem individuais.Na maioria das vezes crianças que nunca tiveram contato com brinquedos, outras crianças...famílias em vulnerabilidade social...se sobressaem.
      Diante do quadro familiar apresentado, as crianças aprendem a trocar ideias e estabelecer regras que são necessárias para o seu convívio social e que muitas vezes em casa, com a família não têm.
      Momento muito enriquecedor para o núcleo.

    Momento de descontração - Roque e Liziane
    Descontração












    Liziane- Gestora de Creche.


    Campanha de FILIAÇÃO ou RECADASTRAMANTO.


    ASSEMBLEIA REGIONAL














    REDE ESTADUAL - Tabela de Vencimentos.


     Continuação da tabela.


    quarta-feira, 9 de abril de 2014

    Atendimento APLB no Distrito de Uruçuca..


    Creche Eva Santos
    Escola Eliés Haun










    Informamos que no dia 10 de abril, a sede da APLB Núcleo Uruçuca estará fechada pois, a diretoria estará atendendo no Distrito de Uruçuca - Serra Grande.

    Sexta-feira atendimento volta à normalidade.

    A direção.

    Imprensa APPI/APLB Núcleo Uruçuca.

    terça-feira, 8 de abril de 2014

    Agradecemos os mais de 10.000 acessos.



    A imprensa da APLB vem agradecer a todos(as) pela confiança e credibilidade que vem sendo depositada em nosso trabalho, isso só nos incentiva a continuar em busca de informações para manter nossos(as) leitores(as) informados(as) e na luta por um sistema mais estruturado e humano.
    O blog ultrapassou o número de 10.000 (dez mil acessos) graças a você.
    A imprensa agradece a todos os leitores, colaboradores por nos prestigiarem durante o primeiro ano. Hoje nosso blog é conhecido pelos "Trabalhadores em Educação", trabalhadores em geral, políticos, internautas. No exterior recebemos visitantes de Alemanha, África.. Continuaremos firmes em nossos propósitos de divulgar as ações da APPI-Ilhéus (Canavieiras, Itacaré,Una e Uruçuca), APLB, CNTE e CTB, assim como reclamação dos associados, sua política, sua história, sua gente e gostaríamos de continuar contando com todos, com você.

    Renovo aqui o meu agradecimento a você caro leitor, cara leitora. Muito Obrigado(a). 
    Imprensa APPI/APLB Núcleo Uruçuca.
     

    Mês de Abril nossa agenda trata do PCCS do Servidor de Escola.



    Dedicamos o mês de abril à construção do PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários) dos Trabalhadores em Educação não docente. Ele é o principal instrumento legal que garante os direitos/deveres dos servidores. 
    Ainda em fase de ajustes para posterior envio à secretaria de educação e administração, o PCCS começou a ser discutido entre o secretário de educação, o senhor Fabrício Santos, um servidor não docente (Antônio Manoel Júnior, Adinória Reis Meireles, Merylin Grilo - um em cada momento), a APPI através de Enilda Mendonça e Osman Nogueira e o Núcleo por Rita Marcelina, Antônio Roque e Cláudia Alves.
    Não mediremos esforços para construir um plano de carreira sólido e coeso.
    # Estamos na dependência da análise do impacto sobre a folha, só a partir deste momento se fará leitura e apresentação dos artigos aos associados e demais interessados.

    segunda-feira, 7 de abril de 2014

    Sindicato continua prestando serviços aos seus associados.



    O Núcleo Sindical Uruçuca informa que o Senhor Joaquim dos Santos prestará serviços de contabilidade:  

    • Imposto de Renda pessoa física e jurídica; 
    • Assessoria fiscal, pessoal e fiscal. 

    DATA: 08 de abril (terça-feira)
    LOCAL: APPI /APLB Núcleo Sindical - Praça do Acarajé, 173
    HORÁRIO: 14h às 16h

    APLB -otimizando a prestação de serviços essenciais 
    aos associados e comunidade em geral.

    sexta-feira, 4 de abril de 2014

    Parabéns Fernanda Silva.


    Hoje, é um dia especial para todos os Uruçuquenses e aos que fazem a Administração Municipal de Uruçuca. Felicitamos o natalício da Prefeita Fernanda Silva, escolhida democraticamente pelo povo, como Gestora Municipal de Uruçuca – Ba.
    Na sua maneira séria, responsável, respeitosa e dedicada de administrar os bens e as causas públicas do município. A prefeita Fernanda Silva tem dedicado parte de sua vida à área pública na defesa do bem comum do povo Uruçuquense.
    Por estas e demais razões pedimos a DEUS, que a prefeita Fernanda Silva continue a sua missão, que Ele acompanhe sempre iluminando seus caminhos para que prossiga na trilha do bem, trabalhando cada vez mais em prol da sua cidade e de seu povo. 
    Abraços Sindicais dos Trabalhadores em Educação.

    Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.
    Salmos 90:12


                               FELIZ ANIVERSÁRIO

    MAIS UMA VITÓRIA DA CATEGORIA DA REDE ESTADUAL.



    Mais uma vitória da categoria: promoção para todos os professores com ganho salarial de14%.

    Foi realizada a assinatura de um acordo que determina novos critérios para o avanço salarial e promoção de carreira dos professores da rede pública. Desta forma, a APLB avança e garante que fica assegurada a promoção para todos os professores, de uma só vez, sem prova, apenas valendo um Curso na Modalidade à Distância e a frequência.
    O texto da proposta também garante promoções que somam 14% de ganho real, divididos em três anos: no ato da inscrição, neste ano (2014), será concedido o percentual de 3,7%. No ano seguinte (2015), mais 5,15%, para no ano subsequente (2016) soma-se mais 5,15%. Isso significa que, este ano, somado o percentual de 3,7% + 5,91% do aumento linear, perfaz um total de 10,28% de reajuste para estes professores. Já em 2015, somado 5,15%, + 5,91% do aumento linear, garante aos professores um reajuste de 12,5% ao ano considerando o aumento da inflação.
    O compromisso assumido pelo governo atual é fruto de várias rodadas de discussão anteriores e audiências entre a direção da APLB-Sindicato e o governador do estado. Através da mobilização e união do sindicato junto aos trabalhadores em educação, a APLB-Sindicato conseguiu destruir a meritocracia que fazia parte do processo que assegurava a promoção, com garantia de certificação, dos professores da rede estadual de ensino.
    “Só conquista, quem luta”
    Esta vitória é o resultado das mobilizações e dos esforços do sindicato de uma categoria forte e atuante que não se deixa intimidar e continua firme frente às suas reivindicações. “Antes, na prática adotada anteriormente, era realizada uma prova e aplicada durante dois dias. Muitos profissionais eram excluídos neste processo. Nós conseguimos a promoção para todos, sem distinção”, comemora Rui Oliveira.
    Juntos, somos mais fortes!
    Diretoria da APLB-Sindicato

    quarta-feira, 2 de abril de 2014

    O IMPOSTO SINDICAL OU CONTRIBUIÇÃO SINDICAL - ESCLARECIMENTO




    O Imposto Sindical ou Contribuição Sindical é um recolhimento anual, obrigatório e devido por todos os trabalhadores ou profissionais liberais, em favor do Sindicato representativo da classe (art.579 da CLT) ou de sua empresa.
    A Contribuição Sindical está regulamentada através do inciso IV do art. 8º da Constituição Federal e nos artigos 578 a 610 da CLT, e tem natureza jurídica de tributo, pois é fixada por lei, e cobrada de forma compulsória, o que, independe da vontade do contribuinte.
    O recolhimento anual da contribuição deve ser realizado por todos aqueles que participem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, independentemente de serem ou não associados a um Sindicato.
    A contribuição sindical obrigatória será recolhida no mês de março (art. 582 da CLT), no valor equivalente a um dia de trabalho (art. 580 e alínea “a” do §1º, art. 582 da CLT), e na razão de 1/30 avos da quantia percebida no mês anterior, se o empregado receber por tarefa, empreitada ou comissão (alínea “b” do §1º, art. 582 da CLT).

    HISTÓRIA
    A contribuição sindical foi instituída pela Constituição de 1937, conferindo aos sindicatos o poder de impor contribuições e exercer funções delegadas do Poder público. Em 1940, através de decreto-lei, essa contribuição foi denominada de imposto sindical e estabeleceu, entre outros, a época do recolhimento pelas empresas e indicou o percentual a ser distribuído pelos sindicatos às entidades de grau superior.

    APLB Sindicato parabeniza os aniversariantes do mês de ABRIL.