Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dirigentes sindicais de diversas categorias e municípios baianos participaram nesta sexta-feira e no sábado, no Hotel Baravento, em Ilhéus, do Seminário sobre Saúde do Trabalhador e Adoecimento no Local de Trabalho, promovido pela Rede Vida Viva, em parceria com a APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau. O objetivo do evento foi formar monitores para identificar as causas das enfermidades, discutir a saúde e elaborar um plano de ações para combater os casos de adoecimento nos locais de trabalho.
 
Durante o seminário foram abordadas as causas de adoecimento em diversas categorias e compartilhadas experiências e vivências em cada município. Através de dinâmicas, trabalhos em grupo, discussões e debates foram sendo realizadas reflexões sobre o triângulo vida, saúde e trabalho, suas interrelações e sobre como combater esses casos de adoecimento. Uma das ferramentas utilizadas durante o seminário foi o mapeamento do corpo, do trabalho e do mundo, identificando as patologias e suas causas. A partir dessas reflexões os monitores passam a ter uma nova visão do ambiente de trabalho e um novo olhar sobre as causas do adoecimento.



O presidente da APPI/APLB-Sndicato, Osman Nogueira Junior, considera de grande importância a discussão sobre saúde do trabalhador e qualificar agentes como monitores para identificar essas causas e consequências do adoecimento nos locais de trabalho. Ainda durante o curso, ministrado por Julia Souza, Marinho Maia e Enilda Mendonça, foi elaborado um plano de ação para os monitores e a avaliação das atividades realizadas durante os dois dias de reflexão.



O Projeto Vida Viva, uma rede de sindicato e pessoas que se organizam para refletir, debater e construir propostas formativas que contribuam com a luta dos trabalhadores por uma organização efetiva no local de trabalho. Trata-se de uma rede que decidiu encarar o desafio de promover ações concretas nos locais de trabalho que modifiquem as condições de trabalho e a vida dos trabalhadores.
Uruçuca esteve representada pela diretora sindical Adinória Reis Meireles.






quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Os Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Uruçuca realizaram assembleia na tarde desta quarta-feira, na sede da APLB, para discutir sobre o atraso de salário e aposentadoria.

Sobre o atraso de salário - após ampla discussão, a categoria decidiu aguardar audiência com a prefeita. Após audiência será agendada nova assembleia para passar os informes a categoria concernente a atual situação do município.

Sobre aposentadoria - Enilda Mendonça passou todos os informes exemplificando caso a caso: Professor (a) e funcionário (a).
A assembleia contou com a participação do presidente da APPI / APLB-Sindicato, Osman Nogueira Junior, e da diretora intermunicipal da Delegacia Sindical Costa do Cacau, Enilda Mendonça.

sábado, 15 de agosto de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE INICIA CAMPANHA CONTRA POLIOMIELITE.


A Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes da Estratégia Saúde da Família inicia neste sábado (15), a campanha de vacinação contra paralisia infantil.

A Campanha de vacinação inicia com a mobilização conhecida como dia ‘D’, na Unidade Básica de Saúde na sede do município quando haverá distribuição de balas, balões e muita diversão para todas as crianças durante todo o dia.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do mais de 12 milhões de crianças a partir dos seis meses até os menores de cinco anos de idade (quatro anos, onze meses e 29 dias). As duas gotinhas, como dose de reforço, serão dadas mesmo que as crianças tenham sido imunizadas contra a doença.

Apesar de o país ter erradicado a doença, a vacinação é importante para evitar a reintrodução da poliomielite por viajantes que chegam ao Brasil, último caso notificado foi em 1989, na Paraíba. Ainda 16 países com casos registrados da doença.

A Campanha de vacinação seguirá até o dia 28 de agosto em toda cidade, distrito de Serra Grande e zona rural do município. Todos os pais ou responsáveis deverão levar o cartão de vacinação.
A ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças  em dia. Por isso, paralelamente à campanha contra poliomielite, o Ministério da Saúde promove uma mobilização para atualizar o esquema vacinal dos menores de cinco anos. Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso.

Todos devemos ficar atentos ao chamamento através do trio, rádio local. Os carros com profissionais da saúde estarão neste dia "D" passando em todas as ruas da cidade. 
 
O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde, de todo o país, 17 vacinas que integram o Calendário Nacional e combatem mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias. 

Não fique de fora dessa campanha,
 a responsabilidade também é sua!

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Feliz dia do Estudante

A data celebra a atividade da busca por conhecimento, através do estudo constante sobre todas as coisas que rodeiam e fazem parte da humanidade e do universo. Uma boa educação e ensino escolar ajuda a formar uma sociedade sólida e com senso crítico apurado para solucionar crises, além de formar profissionais qualificados. 

APPI e UNCME realizam o I Encontro de Formação de Conselheiros de Educação

 


A APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Regional Costa do Cacau, em parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), entidade representativa dos conselhos municipais de educação em nível nacional, realizou nesta segunda-feira (10), no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus, o I Encontro Articulado de Formação de Conselheiros de Educação. O objetivo do encontro foi promover a articulação institucional para discussão da agenda comum de formação de conselheiros de educação e fortalecimento dos sistemas municipais de educação.



O evento contou com a participação de membros dos núcleos dos mais diversos municípios que fazem parte da Regional Cacaueira da APLB. Durante todo o dia foram realizadas palestras, mesas redondas e debates sobre a gestão democrática da educação e o papel dos conselhos municipais, com foco para os desafios da garantia do direito à educação.



Também foram realizados trabalhos em grupos onde foi feita uma análise de cenários da educação no contexto regional, onde os participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas realidades e propor ações visando o fortalecimento e a participação maior dos educadores nos conselhos municipais de educação. Também foram realizadas palestras sobre o direito à educação e as políticas educacionais no contexto atual, o papel dos conselhos municipais e a gestão democrática da educação, tendo como palestrantes os professores Gilvânia Nascimento, Enilda Mendonça e Cosme Gusmão.



O presidente da APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, Osman Nogueira Junior, informou que esse foi apenas o primeiro encontro de formação de conselheiros de educação, mas que outros eventos serão realizados não somente para se discutir o papel dos membros dos núcleos nos conselhos, como também se buscar cada vez mais o fortalecimento dos sistemas municipais de educação.

Uruçuca foi representado pelos consellhos: 
CME - Conselho Municipal de Educação: Érika Paula, Valdecy Lima, Ana Paula Duarde e Evânia Souza; e o CAE - Conselho de Alimentação Escolar: Rita de Cássia Moreira e Denilson Shanaan.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

APPI e UNCME promovem o I Encontro de Formação de Conselheiros de Educação.

A APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Regional Costa do Cacau, em parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), entidade representativa dos conselhos municipais de educação em nível nacional, estará realizando na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, das 8 às 16h30min, no auditório da Justiça Federal, em Ilhéus, o I Encontro Articulado de Formação de Conselheiros de Educação.

O objetivo do encontro, segundo adiantou o presidente da APPI, Osman Nogueira Junior, é promover a articulação institucional para discussão da agenda comum de formação de conselheiros de educação e fortalecimento dos sistemas municipais de educação. O evento terá como palestrante a presidente da UNCME, Gilvânia Nascimento, que vai destacar a importância dos educadores nos conselhos municipais.

O encontro é destinado aos dirigentes dos núcleos da APLB da Delegacia Sindical Costa do Cacau que fazem parte dos conselhos municipais de Educação, Fundeb e de Alimentação Escolar nos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Una, Canavieiras e Itacaré. Também foram convidados para participar do evento membros dos núcleos das 28 cidades que fazem parte da Regional Cacaueira da APLB.
 É com pesar que comunicamos aos trabalhadores em educação o falecimento da mãe de Altina Noqueira Martins, (Tynna Nogueira), professora das Escolas do Campo e o falecimento de Jair Pereira  (motorista da prefeitura encarregado de conduzir professores ao destino).
Pouco pode ser dito ou feito perante o único adeus que é definitivo, e nestas horas sobram as palavras, assim como se multiplica a dor e a saudade.
Nossos pêsames as duas famílias. Muita força, muita coragem, e perante a ineficácia de qualquer consolo na perda, relembrem quem foi a pessoa que partiu e na saudade, memória e amor dos que ficaram, eles viverão para sempre. 

MEDITAÇÃO - Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. João 11: 25 e 26
A direção da APLB-Sindicato lamenta o ocorrido e oferece aos familiares e amigos suas condolências.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

06 de agosto: Dia Nacional dos Profissionais da Educação.

 No próximo dia 06 de agosto será comemorado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Esta data foi criada para homenagear e consagrar o dia em que os servidores de escola foram reconhecidos por lei como Profissionais da Educação.

            A lei 13.054/14 foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 22 de dezembro de 2014 e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte. Segundo o autor do projeto, deputado Vicentinho, a proposta é uma homenagem ao trabalho qualificado dos profissionais que lidam com a educação no espaço escolar e com a formação das novas gerações. A data de comemoração escolhida se refere à sanção da Lei 12.014/09, que define os trabalhadores considerados como profissionais da educação.

            No entanto, a criação da lei não gera a folga na rede pública de ensino.  Parabenizamos todos os trabalhadores em educação pela data e por todo empenho em continuar lutando por uma educação pública de qualidade e igualitária.

APPI participa de Encontro do Conselho Sindical da APLB em Coaraci.

A APPI/APLB-Sindicato participou do Conselho Sindical da Regional Cacaueira, promovido pela APLB, realizado nos dias 31 de julho e 1º de agosto, em Coaraci. O tema principal do encontro foi “O Sindicalismo no Contexto Educacional no Século XXI e os Novos Desafios”.

O encontro foi aberto com uma análise de conjuntura, seguindo com a palestra sobre o papel do sindicalista no século XXI, proferida pelo metalúrgico Aurino Pedreira. Em seguida foi a vez da palestra sobre “A Reforma da Previdência”, com o professor Noildo Gomes.

Já na parte da tarde foi realizada a palestra sobre “Piso Nacional: Jornada e Carreira”, com a diretora de Assuntos Jurídicos da APLB, Marilene Betros. Logo depois foi a vez da palestra com o tema “Plano de Carreira Unificado”, com a diretora da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça. À noite ocorreu a posse das delegacias e núcleos da Regional Cacaueira.

Os trabalhos do dia 1º de agosto foram abertos com os informes apresentados pela diretora regional da APLB, Ruth Menezes. Logo depois foi a vez dos relatos feitos pelas delegacias e núcleos.
 
Apresentando e representando o Núcleo de Uruçuca estavam os Trabalhadores em educação Adinória Reis Meireles e Antônio Manoel Júnior.
 

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Nota de pesar pela Morte da Professora Rita Santana

Comunicamos com pesar, o falecimento da Professora RITA SANTANA, conhecida por Rita de Beloca, ocorrido em Itabuna na madrugada deste domingo, dia 03/08/2015. O velório acontece na Rua Castro Alves e o sepultamento esta previsto para dia 04/08/2015(terça-feira) às 8 horas.
RITA SANTANA, era professora municipal, atuando na área de matemática por muito tempo na escola Centro Educacional do Município de Uruçuca (CEMUR), inclusive sendo diretora dessa instituição. Após aposentar-se Rita ministrou aulas no Colégio Estadual Carneiro Ribeiro (CECR) como voluntária.
Teve importante participação na estrutura do Sindicato, incentivando, dando sugestões, para as pessoas não desistirem de lutar pelo que acreditavam. Rita sempre atenta dizia que o papel do sindicato não poderia esvaziar-se, ainda que outros desistissem mas a essência, a vontade de vencer deveria suplantar a tudo de ruim que pudesse acontecer: caindo aqui, aprendendo ali e seguindo em frente.
Por tudo isso e muito mais é que a APLB e toda educação de Uruçuca lamentamos o falecimento, desejando que Deus conceda conforto aos familiares e amigos dessa ilustre cidadã com muitos serviços prestados a Uruçuca e de grandes virtudes, entre elas, a humildade, carisma, caridade;  mulher de hábitos simples,  guerreira, determinada e ousada que deixa em todos os espaços onde atuou grande legado de esforço, comprometimento e muito amor pela educação. 
Nosso muito obrigado a Rita Santana, por sua vida, luta, dedicação na construção de uma sociedade justa e igualitária. 
Rogamos a Deus para que conforte seus amigos e familiares, e os auxilie a suportar a dor de uma perda irreparável.

Direção APLB Núcleo Uruçuca.