Total de visualizações de página

sábado, 15 de agosto de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE INICIA CAMPANHA CONTRA POLIOMIELITE.


A Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes da Estratégia Saúde da Família inicia neste sábado (15), a campanha de vacinação contra paralisia infantil.

A Campanha de vacinação inicia com a mobilização conhecida como dia ‘D’, na Unidade Básica de Saúde na sede do município quando haverá distribuição de balas, balões e muita diversão para todas as crianças durante todo o dia.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do mais de 12 milhões de crianças a partir dos seis meses até os menores de cinco anos de idade (quatro anos, onze meses e 29 dias). As duas gotinhas, como dose de reforço, serão dadas mesmo que as crianças tenham sido imunizadas contra a doença.

Apesar de o país ter erradicado a doença, a vacinação é importante para evitar a reintrodução da poliomielite por viajantes que chegam ao Brasil, último caso notificado foi em 1989, na Paraíba. Ainda 16 países com casos registrados da doença.

A Campanha de vacinação seguirá até o dia 28 de agosto em toda cidade, distrito de Serra Grande e zona rural do município. Todos os pais ou responsáveis deverão levar o cartão de vacinação.
A ida ao posto de saúde também será a oportunidade para colocar a vacinação das crianças  em dia. Por isso, paralelamente à campanha contra poliomielite, o Ministério da Saúde promove uma mobilização para atualizar o esquema vacinal dos menores de cinco anos. Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso.

Todos devemos ficar atentos ao chamamento através do trio, rádio local. Os carros com profissionais da saúde estarão neste dia "D" passando em todas as ruas da cidade. 
 
O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde, de todo o país, 17 vacinas que integram o Calendário Nacional e combatem mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias. 

Não fique de fora dessa campanha,
 a responsabilidade também é sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário