Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Reunião do CAE - Conselho de Alimentação Escolar.

 Na tarde do dia 29 de maio de 2014, na sede da APLB, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Uruçuca realizou reunião para discutir substituição de conselheiros que faltam e não justificam; e outras ações até o momento pendentes.
O Conselho decidiu acionar os responsáveis pelo PNAE no âmbito municipal, uma vez que até o momento, não se sabe porque não esta em funcionamento.
A convite do CAE, esteve presente à reunião o Srº Ademilsom, responsável pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que
é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. 
Segundo Ademilson, parte dos alimentos é adquirida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social.
Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades como associações, igrejas... da rede socioassistencial, cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal.
Outra parte dos alimentos é adquirida pelas próprias organizações da agricultura familiar, para formação de estoques próprios. Desta forma é possível comercializá-los no momento mais propício, em mercados públicos ou privados, permitindo maior agregação de valor aos produtos.
A compra pode ser feita sem licitação. Cada agricultor pode acessar até um limite anual e os preços não devem ultrapassar o valor dos preços praticados nos mercados locais. Ainda segundo Ademilson, baseado na legislação federal, cada agricultor poderia vender até quase 5.000, ano (2013, como houve mudança nos valores, no ano de 2014 poderá chegar a quase R$6.500, ano.
O PAA é executado com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com estados, municípios e com a Campanhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Vitória da categoria: Plenário aprova texto-base do Plano Nacional de Educação.


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28), o texto-base do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10),  para o texto do Senado. Por acordo entre as lideranças, os destaques apresentados pelos partidos ao texto serão analisados na próxima semana.

Entre as mudanças aprovadas pela Câmara na comissão especial está a meta de atingir a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação pública ao final dos dez anos de vigência do novo plano.

Um dos pontos em debate nos destaques é a possibilidade de a União ter de complementar recursos de estados, Distrito Federal e municípios se estes não atingirem o montante necessário para cumprir padrões de qualidade na educação, conceituados como Custo Aluno Qualidade inicial (CAQi) e Custo Aluno Qualidade (CAQ).

O coordenador-geral da APLB-Sindicato, professor Rui Oliveira, comemorou os resultados e diz que é uma vitória para os professores e para a educação do país.”É uma luta muita grande e se não fosse aprovado agora, como é ano de eleições, não poderia ser aprovado mais e iríamos perder 10% do PIB para a educação no próximo ano”, disse o sindicalista.

Segundo Rui, o Brasil hoje investe 5,3% de PIB para educação, com o reajuste, a partir de 2015 esse número sobe para 10%. “É muito dinheiro, vai ter muito recurso para a categoria, é uma vitória para os professores diante do Plano Nacional da educação”, celebra Rui, afirmando que essa decisão vai melhorar a formação nas escolas pública, pois o plano prevê, ensino em educação de melhor qualidade.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

APLB Uruçuca terá representação no 17º Encontro de Funcionários da Educação.




FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA NO SÉCULO XXI,
                 UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO



Ainda hoje a imagem que temos do antigo funcionário de escola é
aquele funcionário semianalfabeto que só sabia escrever o nome para assinar o ponto ou receber o salário. A figura desse funcionário, que era colocado no serviço publico simplesmente para dar o voto ao político está acabando, aquele que a diretora da escola via como extensão da empregada da sua casa vai desaparecendo paulatinamente do cenário da visão moderna que temos da educação. Falamos da modernidade da educação respaldada na decisão do Conselho Nacional de Educação, que aprovou por unanimidade que o funcionário é um educador, criando a área 21, o que representa mais uma identidade profissional. Assim, o Senado altera o artigo 61 da LDB, incluindo funções administrativas na condição de profissional em educação.
Portanto as coisas mudaram, temos funcionários com curso superior e com mestrado, e a APLB-Sindicato é protagonista desse processo evolutivo dos profissionais não docentes da educação. Nesse sentido, temos quebrado alguns paradigmas, e é por esta ótica que nós temos que enxergar hoje os funcionários não docentes.
Para APLB a luta pela unidade dos trabalhadores em educação é fundamental e a realidade prática dessa questão é que em nossa agenda estratégica estamos lutando para que seja implementado, em todos os municípios do Estado, os Planos unificados, assim como o curso do Profuncionário.
Outra questão importante tem sido a crescente participação dos funcionários da educação nos eventos da APLB-Sindicato e da CNTE, incentivados por nossos diretores regionais das delegacias e dos núcleos que têm assimilado as nossas orientações no que se refere ao papel dos funcionários para o funcionamento da escola quando promove, com pauta específica para os funcionários, além de outros momentos na luta política da APLB.
Portanto a diretoria da APLB, espera que esse 17º Encontro dos Funcionários Não Docentes seja coroado de pleno êxito com a participação de todos.



Nivaldino Felix

Diretor de Imprensa

Coordenador do DEFE –BA

Edimilson Almeida -Coordenador do DEFE-BA 

APLB Núcleo Uruçuca será representada pelas funcionárias
Ana Maria Fernandes e Rosângela Machado 


DIAS 5 E 6 de junho 2014 no  HOTEL PRAIA DO SOL
Rodovia Ilhéus - Olivença, Km 0, Bairro - São Francisco - Ilheus - Bahia

domingo, 25 de maio de 2014

Capacitação de Diretores Sindicais- Projeto Vida Viva.


Mara Lira(Nacional do VidaViva) e Enilda Mendonça(APPI)
 Mara Lira - Coordenadora Nacional do Vida Viva
A diretoria da APPI e dos demais núcleos da Delegacia Sindical Costa do Cacau participaram nos dias 22, 23 e 24 de maio, no município de Una, da oficina de capacitação e formação de monitores do Projeto Vida Viva. A oficina foi ministrado pela coordenadora nacional da Rede Vidaviva no Brasil, Mara Lira, e tem como principal objetivo enfrentar o desafio de promover ações concretas nos locais de trabalho que modifiquem as condições de serviço e a vida dos Trabalhadores em Educação, construindo uma nova abordagem da relação vida, saúde e trabalho.
Durante a capacitação foram realizadas palestras, dinâmicas em grupos, relatos sobre os problemas do adoecimento e as realidades em cada uma representação sindical: Sindalimentação (Nestlê e Garoto); Motorista e das cinco cidades sob a jurisdição da APPI/APLB-Sindicato: Ilhéus, Una, Itacaré, Canavieiras e Uruçuca. 
O Núcleo Uruçuca participou com os diretores Rita de Cássia Marcelina Moreira, Antônio Roque Silva Pereira e Rosemare Oliveira.
Todos os participantes foram capacitados para atuar com os trabalhadores da base, na busca de condições e locais de trabalho que não adoeçam. 
Com esta ferramenta, a APLB Uruçuca tentará ao longo do ano, sensibilizar os Trabalhadores em Educação que é possível construir estratégias efetivas que modifiquem o quadro atual de adoecimento dos trabalhadores. Abriremos um novo espaço de reflexão com os trabalhadores e construiremos um novo olhar sobre a saúde, combatendo, inclusive, sua monetarização. Acreditamos que há possibilidades de fortalecer essa bandeira no movimento sindical.
A REDE VIDAVIVA no  Brasil conta com a participação da TIE-Alemanha e TIE-Holanda. A entidade busca estabelecer contatos com ativistas sindicais de vários países, visando auxiliar na troca de informações, de experiências entre trabalhadores e na construção de propostas formativas e estratégias conjuntas. A Rede também está sendo desenvolvida nos seguintes países: Alemanha, Canadá, México, Moçambique, África do Sul, America Latina, USA, Turquia. No Brasil o Projeto iniciou no ano de 2002 onde alguns sindicatos resolveram se articular para resolverem, juntos, os seus problemas comuns; inicialmente 5 setores de produção (alimentação, químicos, metalúrgicos, rurais e processamento de dados); Hoje, incluídos os Trabalhadores em Educação.
Desde o encontro internacional, em dezembro de 2009/Salvador, o projeto tornou-se uma REDE que integra no Brasil, sindicatos da Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo. 
 
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Nota de repúdio ao prefeito Jabes Ribeiro.


A APLB NÚCLEO URUÇUCA vêm a público manifestar REPÚDIO às atitudes arbitrárias do prefeito JABES RIBEIRO que, demonstra autoritarismo jamais visto inclusive em governos com histórico de perseguição aos trabalhadores em educação, vem desconsiderando o diálogo tão importante em qualquer situação. Acontece que Jabes Ribeiro, desde o início da sua gestão vem demitindo, reduzindo salários - carga horária, não cumprindo a Lei do Piso Nacional (2013 e 2014), não assinando acordo com a categoria, na tentativa de impedir a luta da categoria por salário justo, melhores condições de trabalho e na merenda escolar, melhorias na qualidade do ensino público. Contudo, Jabes vem se mostrando arbitrário, arrogante, tentando intimidar os trabalhadores em educação em sua luta, se mostrando indiferente, intocável.
O que se vê, no entanto, é a falta de vontade política do prefeito de Ilhéus de atender às reivindicações, mesmo admitindo que a situação dos trabalhadores em educação é crítica, que os salários estão defasados, e que há condições de amenizar o quadro. Enquanto isso, Jabes Ribeiro aposta na impunidade e na tentativa (consumada) de MANOBRAR a Lei do Piso, não apenas macula sua reputação política como também promove grandíssimo desserviço à luta nacional pela educação pública de qualidade com equidade, e pela efetiva valorização de seus profissionais. Diante da insensibilidade do prefeito, os/as trabalhadores/as em educação, em assembléia realizada, decidiram que no dia 14/05, quarta-feira, haverá movimento/passeata pelas ruas de Ilhéus com APLB a participação dos pais de alunos e comunidade em geral. Certamente a APLB se manterá mobilizada durante o ano, até que façam valer a Lei em todos os sentidos falando.

domingo, 11 de maio de 2014

PARABÉNS MAMÃES.

Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor. Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. Seus filhos se levantam e a elogiam;
seu marido também a elogia, dizendo: "Muitas mulheres são exemplares,mas você a todas supera".
Provérbios 31:25-29

Nossos parabéns as mães professora, funcionária, catadora..., empresária, comerciante, secretária, doutoras, política, doméstica, do lar, enfermeira, às "mães adotivas"... madrinhas... tias... amigas... mãedrastas... sogras... vizinhas... avós... irmãs... "cuidadoras"... que exercem cotidianamente a difícil, prazerosa e alegre ARTE de serem MÃES!

Que o AMOR, o CUIDADO e a VIDA sejam o foco das atenções, SEMPRE!

Desejamos-lhes muito mais alegrias e realizações!

PARABÉNS MAMÃES!  FELICIDADES SEMPRE.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

ASSEMBLEIA DA CATEGORIA.



Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, na sede da APLB, os trabalhadores em educação -PROFESSORES- da rede municipal de Uruçuca reuniram-se para discutir acerca do pagamento de salário - efetivo e PSTs, retroativo do Piso Nacional, os processos de mudança de nível que tramitam na Secretaria de educação, e o reajuste anual dos demais servidores inclusive os retroativos de janeiro e fevereiro.

A presidente da APLB - Sindicato, Rita de Cássia M. dos S. Moreira, informou que a data base da categoria é 1º de janeiro de 2014 e a pauta da campanha salarial, aprovada por unanimidade pelos trabalhadores em educação, foi protocolada na Prefeitura de Uruçuca, e tão somente estamos no aguardo de agendamento de audiência para assinatura do acordo. 

O resultado da assembleia culminou em aprovação por unanimidade de alteração na data de pagamento dos salários, o que será encaminhado e discutido junto à secretaria de educação.


quarta-feira, 7 de maio de 2014

1ª CONFERÊNCIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO.

 A APLB-Sindicato, através da Diretoria Regional Cacaueira, realizou nesta segunda-feira, no auditório da FTC, em Itabuna, a 1ª Conferência Regional de Educação, contando com a participação de delegados sindicais, vereadores, secretários(as) de educação dos mais diversos municípios do Sul da Bahia. O evento, que teve como tema “A Educação que a gente quer para a Bahia”, foi aberto com uma análise de conjuntura feita pelo professor e ex-presidente da Bahia Gás, Davidson Magalhães, tendo como mediadora a professora Ruth Almeida.

Em seguida foi realizada a palestra magna com o tema “O plano estadual de educação e o sistema estadual de educação: organização e funcionamento”, tendo como palestrante o presidente da APLB, Rui Oliveira e como mediadora Ruth Menezes. Ainda na parte da manhã foi realizada a discussão sobre o tema “Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem”, apresentado pelos professores Hércia Azevedo, Noildo Gomes e Eduardo Gomes.

Já na parte da tarde os trabalhos foram distribuídos em quatro eixos de discussões. O primeiro eixo, com o tema “Modalidades da Educação Básica: Educação Indígena, Educação do Campo, Educação Quilombola e Educação de Jovens e Adultos”, foi apresentado pelo professor Pascoal João dos Santos. Já o segundo eixo sobre “Educação Especial: diversidade, justiça social, inclusão, direitos humanos e educação prisional” foi apresentado pela professora especialista Olívia Maria Mendes.

No terceiro eixo foi discutido o tema “Funcionários de Escola: profissionalização dos funcionários de escola, formação, remuneração, carreira e condições de trabalho”, tendo como palestrante Nivaldo Félix. A Conferência Regional de Educação foi encerrada com a palestra sobre “Valorização dos Profissionais de Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho”, proferida pela professora e presidente da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça.
A Delegacia Sindical Costa do Cacau APPI-Ilhéus, esteve presente juntamente com os núcleo sobre sua coordenação: Itacaré, Canavieiras, Una e Uruçuca.

terça-feira, 6 de maio de 2014

ATENÇÃO PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.


ANIVERSARIANTE DO MÊS DE MAIO.



FUNDEB - Distribuição da Arrecadação.


              TOTAIS COMPLEM. UNIAO         242.925,51 C

ORIGEM ITR                  70,26 C

ORIGEM IPVA           10.221,20 C

ORIGEM ITCMD             1.812,56 C

ORIGEM IPI-EXP             6.390,34 C

ORIGEM ICMS EST         309.150,59 C

ORIGEM ICMS-EST         102.975,25 C

ORIGEM FPE         156.273,97 C

ORIGEM FPM         159.420,52 C

ORIGEM LEI 87/96            1.818,77 C

ORIGEM IPV            9.946,44 C


 

DEBITO FUNDO 0,00 D

CREDITO FUNDO 1.001.005,41 C


 
      TOTAL DOS REPASSES NO PERÍODO


 

            DÉBITO BENEF.                       0,00 D

            CRÉDITO BENEF.         1.001.005,41 C