Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS.


A prefeita Fernanda Silva convida/convoca a comunidade em geral para Audiência Pública, com objetivo de garantir a transparência na aplicação dos recursos. A apresentação será feita pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, senhor José Nazal Soub, que na oportunidade apresentará relatórios técnicos demonstrando valores previstos e executados para os diferentes setores da administração municipal. A prestação de contas é prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal
(Lei Federal Complementar n° 101/00) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que determina as metas a serem cumpridas pela Prefeitura.
Data: 27 de setembro - Sexta-feira
Local: Câmara de Vereadores
Horário: 9 horas
É de suma importância a participação da população. Vá, dê sua contribuição participando ativamente!
 

Conselho de Alimentação Escolar atuando em Serra Grande. Prestando contas à sociedade.

Conselheiros visitando a Merenda Escolar em Serra Grande.
No dia 24 de setembro de 2013, no período da tarde o CAE Conselho de Alimentação Escolar, através de seus membros Rita de Cássia (Presidente), Eliana Santos (Vice-presidente) e Ana Paula (aluna), estiveram visitando/vistoriando a Merenda escolar de Serra Grande. O conselho foi atendido pela coordenadora Silmara que relatou:
  • atende 800 alunos diariamente (manhã, tarde e noite) nas escolas Eliés Haun e anexos.
  • dificuldades enfrentadas pela suspensão dos recursos do Governo Federal. 
  • De sua preocupação em saber até quando o município poderá manter o padrão da alimentação escolar com recursos próprios.
Em visita à Creche Eva Santos, os conselheiros foram recebidos pela gestora Liziane Menezes e pela coordenadora da Merenda Escolar Silmara que relatou:

  • atende 200 alunos, com 5 (cinco) refeições diariamente.
  • e manteve os itens citados anteriormente.
A conselheira Eliana Amaral estava relacionada para esta visita mas por motivo de força maior não pode estar presente.


Conselheiros visitando cantina da Creche Eva Santos.
O CAE fará visitação às escolas da sede, do Núcleo Rural e também à Merenda Escolar.
Agradecemos ao secretário de educação Fabrício Santos, por liberar transporte para a visitação em Serra Grande.

Nota da CNTE sobre a aprovação do PLC Nº 103/12 (Plano Nacional de Educação) na CCJ do Senado Federal


Sobre a aprovação do parecer do senador Vital do Rêgo ao PLC nº 103/12, que trata do Plano Nacional de Educação, em sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na presente data, a CNTE esclarece o seguinte:
1. Na qualidade de representante de mais de 3 milhões de trabalhadores da escola pública brasileira, a CNTE, historicamente, sempre atuou junto aos órgãos e instâncias do Poder Público com vi stas a defender não apenas os interesses de sua categoria, mas sobretudo o direito da sociedade brasileira à educação pública, universal, democrática, laica e de qualidade socialmente referenciada.
2. Sob esta prerrogativa, a CNTE interveio junto ao MEC, no dia 12 de setembro de 2013, com o objetivo de viabilizar as estratégias referentes ao Custo Aluno Qualidade. Foram, à época, negociadas três propostas de redação que deram origem às estratégias 20.6, 20.7 e 20.8 do parecer da CCJ. Dentre os avanços alcançados pela intervenção da CNTE, destaca -se o comprometimento do MEC em implantar o CAQi em três anos de vigência do PNE, e o CAQ no oitavo ano de vigência da Lei.
3. Sobre o art. 5º, § 5º do projeto de PNE, que trata das exceções da meta 20 ao investimento público na educação pública, a CNTE apresentou emenda para corrigir a redação aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, que excedia, indiscriminadamente, o acordo firmado entre o MEC e entidades da sociedade prevendo o cômputo dos investimentos p úblicos em ações do Governo que já se encontram em andamento e que, se cessadas, poderiam causar inúmeros prejuízos aos que estão sendo atendidos por elas. Posteriormente, o MEC inseriu no rol das exceções a creche e a educação especial – esta última na perspectiva de aproximar o texto do Senado ao da Câmara – e, sem qualquer comunicado às entidades, inseriu também a pré-escola, com que a CNTE não concorda. Ademais, o MEC deixou de indicar no texto da meta 20 a preferência do investimento público para a educação pública, ressalvadas as exceções devidamente listadas no artigo da Lei.
4. Durante o processo de negociação da meta 4, na CCJ, a CNTE expôs seu apoio às redações propostas para a referida meta – por entender que elas aproximavam o texto do Senado ao da Câmara –, bem como às novas estratégias 4.16, 4.17 e 4.18, que visam fortalecer a parceria e o acompanhamento público junto às instituições conveniadas que prestam atendimento na modalidade de educação especial.
5. A CNTE NÃO NEGOCIOU com o MEC, tampouco com parlamentares, qualquer outra emenda a não ser as mencionadas acima, e considera de má -fé a atitude de alguns atores públicos que tenta m vincular, inapropriadamente, o eventual apoio da CNTE ao conjunto de emendas sugeridas pelo MEC ao parecer do senador Vital do Rêgo, sobretudo aquelas em que a Entidade já havia se manifestado contrária publicamente (ver documento anexo enviado aos membros da CCJ, antes da votação do parecer do senador Vital do Rêgo).
6. Dentre as contrariedades da CNTE ao parecer do relator da CCJ, todas justificadas no documento anexo, destacam-se:
a. a inclusão da pré-escola nas exceções do financiamento público da meta 20;
b. a extinção das conferências municipais e estaduais de educação precedentes à Conae;
c. a extinção do prazo para regulamentar a gestão democrática da educação nos entes federados;
d. a extinção do prazo para regulamentar o Sistema Nacional de Educação;
e. a retirada dos pré-requisitos de diagnóstico, metas e estratégias para a protocolização dos novos PNEs;
f. a extinção do prazo para aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional; e
g. a supressão da estratégia 20.8 do substitutivo da CAE -Senado, que previa a complementação da União ao CAQi e ao CAQ.
7. De todas as afirmações inverídicas sobre o eventual apoio integral da CNTE ao perecer do relator Vital do Rêgo, a que merece ser refutada, mais incisivamente, é a que desresponsabiliza a União de complementar o CAQi e o CAQ a estados, DF e municípios. As negociações da CNTE com o MEC sobre as estratégias relativas ao CAQ, em momento algum abordaram a exclusão da estratégia 20.8 (substitutivo CAE-Senado), tendo, inclusive, a CNTE refutado os argumentos do MEC sobre a falta de previsão legal para efetuar tal procedimento, sob a alegação de que a futura regulamentação do CAQi poderá perfe itamente prever a citada complementação. Ademais, a CNTE, na tentativa de comprometer todos os entes federados com a consecução do CAQ, enviou ao Ministro da Educação e à Secretaria Executiva e Assessoria Parlamentar do Ministério, posteriormente, a seguinte proposta de redação para a então estratégia 20.8, porém a mesma não foi acatada: “Garantir, no âmbito da União e na forma da regulamentação do inciso IX do art. 4º e § 1º do art. 75 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a complementação de recursos financeiros aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios quando não conseguirem atingir o valor do CAQi e, posteriormente, do CAQ” .
Tal como ocorreu nesses quase três anos de tramitação do PNE, a CNTE manterá sua atuação no Congresso, e junto ao Ex ecutivo, para que o Plano Nacional de Educação seja aprovado o mais brevemente possível e à luz das deliberações da 1ª Conae.
Brasília, 25 de setembro de 2013
Roberto Franklin de Leão
Presidente

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Trabalhadores da Educação de Serra Grande participam do projeto Rede VidaVIva.


Público atendido pelo projeto.


No dia 24 de setembro de 2013, na Biblioteca de Serra Grande, os Trabalhadores em Educação do Eliés Haun, anexos e Creche Eva Santos receberam capacitação em serviço: Projeto Rede VidaViva.
Desta feita foram atendidos 28 "Trabalhador em Educação não docente" com ampla participação, interação e discussão.
Os Diretores do Núcleo Sindical Rita de Cássia e Antônio Roque, enfocam a aplicação desse projeto à classe trabalhadora que tem por objetivo alcançar VIDA de qualidade, promovendo à SAÚDE, em meio ao TRABALHO decente e saudável, e diante disso promover o equilíbrio da tríade: VIDA – SAÚDE – TRABALHO. 
Agradecemos a gestora educacional Maria de Fátima dos Santos Silva, por entender a importância da aplicação desse projeto por ter permitido e liberado os trabalhadores para esse fim.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

RÓTULOS QUE INCOMODAM.

A grande expectativa é que a aprendizagem ocorra de forma natural e sistemática, aliada ao processo de socialização e ao reconhecimento de cada sujeito.Porém, quando isso não ocorre, surge uma indagação:qual(is) o(s) motivo(s)da não aprendizagem?
Buscar essa resposta envolve pais, professores, pedagogos,pediatras, neurologistas, psicopedagogos...enfim, aciona-se uma rede de especialistas que atuam na promoção da saúde. O difícil trajeto em busca do diagnóstico coloca em xeque muitas questões: por onde começar? Onde está o erro? Como ajudar? ...
O preconceito é uma grande barreira que impede o aprender. Crianças e adolescentes são rotulados como preguiçosos, mal-educados, desatentos e teimosos; tornando-se desacreditados pelos seus pares, pais e professores - assumindo uma identidade danosa, que é um verdadeiro desafio superar.
Cabe aos envolvidos (família, professores e especialistas) descortinar a diferença, projetando tantas ações quantas se façam necessárias para alcançar o êxito com cada sujeito que lhe é confiado. A sociedade se humaniza ao conviver de forma inclusiva com a diversidade e com a multiculturalidade.

Fragmento do texto "Rótulos que incomodam", Mundo Jovem, Junho de 2013, p 5.
Texto: Fabiane Ortiz Portella
Orientadora Educacional, mestre em educação, psicopedagoga clínica e institucional, Porto Alegre, RS.
 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

NOTA DE REPÚDIO AO PREFEITO JABES RIBEIRO.


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Uruçuca manifesta seu repúdio à atitude do prefeito Jabes Ribeiro da cidade de Ilhéus que a muito vêm desgastando as relações dos trabalhadores e as instituições, como reflexo da falta de respeito com os servidores públicos. As principais vítimas desta incompetência são a população Ilheense e os servidores.
Após intensa mobilização puxada por vários sindicatos com apoio de todos/as servidores/as, foram paralisações, ocupação das secretarias de saúde, educação e trabalho, ocupação do gabinete, caminhadas e mobilização nos locais de trabalho, além de exaustivas reuniões com o governo e secretários, os líderes sindicais são unânimes em afirmar que tem feito de tudo que é possível para assinar o acordo e acabar com a greve que vem se arrastando ao longo dos meses, mas o governo Jabes Ribeiro se recusa a cumprir o que manda a legislação, que é a revisão salarial anual prevista na Constituição Federal, na Lei de Responsabilidade Fiscal e nos PCCS dos servidores de todas as categorias. Por isso, a APLB Uruçuca repudia a incompetência, a burocracia e a falta de respeito deste prefeito por seus trabalhadores.
É vergonhoso para um prefeito que hoje administra uma cidade com um potencial financeiro e econômico desta magnitude, tratar os trabalhadores de forma indiferente e injusta. NOSSO REPÚDIO AO PREFEITO DE ILHÉUS, mais de 15 milhões e os serviços prestados são os mesmos de gestões passadas. NOSSO REPÚDIO AO PREFEITO DE ILHÉUS por não ouvir mais aqueles que prestam serviço a população e não são levados mais a sério.
RESPEITEM OS DIREITOS DOS SERVIDORES!
RESPEITEM OS PROFESSORES!
RESPEITEM OS MUNÍCIPES!




quinta-feira, 19 de setembro de 2013

4ª REUNIÃO DO CACS/FUNDEB - 2013

 O Conselho de Acompanhamento e Controle Social, reuniu-se aos 16 dias do mês de setembro de 2013, as 14h. na sede da APLB,  para discutir acerca dos encaminhamentos feitos a Secretaria Municipal de Educação, no que tange a cobrança da prestação de contas do 1º semestre 2013. Em seguida, foi marcada para a próxima reunião, dia 11 de outubro, a entrega de relatórios referentes as visitas de vistorias nas escolas e transporte público escolar.
Além desses encaminhamentos, o conselho comporá no próximo encontro uma comissão para trabalhar nas escolas sobre a importância  dos alunos preservarem o transporte escolar como usuários de direitos, mas também de responsabilidade. 

5ª REUNIÃO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - CAE 2013

Conselheiros CAE e Mirela do controle de estoque da merenda escolar.
No dia 14 de setembro de 2013, às 14h, na sede da APLB, reuniram-se os conselheiros de Alimentação Escolar, onde discutiram acerca dos email recebidos pelo MPF com referencia a não prestação de contas do exercício 2011 e 2012, resultando assim, em sérios problemas ao município.  Desde o final de maio 2013, o município não vem recebendo os recursos destinado a esse fim.
Outro ítem abordado foi acerca da solicitação da prestação de contas inerente ao exercício 1º semestre 2013, que até aquele presente momento o CAE não havia recebido resposta referente as solicitações encaminhadas ao Departamento de Compras do município.
ENCAMINHAMENTOS:
  • Encaminhar ofícios ao Departamentos de Compras, Departamento de Agricultura e Secretaria de Educação, cobrando prestação de contas.
  • Visita e vistoria à Merenda Escolar e às Escolas de Serra Grande, no dia 22 de setembro de 2013.
INFORMATIVO:
O CAE - Conselho de Alimentação Escolar informa que a próxima reunião acontecerá no dia 14 de outubro às 14 horas na sede da APLB, localizada na Rua Agripino Soares, 173, Uruçuca-Ba.
CAE em reunião.


terça-feira, 17 de setembro de 2013

Projeto Campeões de Leitura do Grupo Escolar Maria de Freitas Neves.


Professora e alunos felizes com o trabalho.

O Grupo Escolar Maria de Freitas Neves, através da equipe que lá atuam, lançam projeto ousado, intitulado CAMPEÕES DE LEITURA.
Segundo a coordenadora Evânia Leopoldino, diante a tantas possibilidades com relação ao mundo da leitura, é preciso despertar esse interesse em nossos alunos, onde deveremos ler com eles e para eles aflorando e ampliando suas mentes para o gosto pela leitura. 
Os professor se dispuseram a prepare o ambiente para o aluno, conquistando esse processo aos poucos, e não só proporcionando espaços de leitura na sala, mas também permitindo o contato direto com o “livro” através da biblioteca itinerante, a qual irá até o aluno.
O projeto tem como objetivos:
  1. Tornar o professor sedutor da leitura e no preparar o ambiente
  2. reduzir o défcit dos alunos que não sabem ler;
  3. desenvolver o trabalho de ensino-aprendizagem.
  4. aluno apaixonado pela leitura, é aluno crítico, imaginativo e consciente de seu papel de cidadão.
O projeto conta ainda com contação de histórias nas turmas. Neste momento as turmas juntamente com o professor se organiza para ler ou contar a história lida previamente em outra turma escolhida pelos próprios alunos.



Alunos satisfeitos com o projeto.

Biblioteca itinerante.

Biblioteca fixa.


Projeto do Maria Freitas Neves: BAZAR.


O Grupo Escolar Maria de Freitas neves, através de sua Gestora Nilzete Andrade e equipe, lançam mão de um novo projeto intitulado BAZAR NA ESCOLA. 
Segundo Nilzete Andrade e Evânia Leopoldino, os principais objetivos do bazar são:
  • Angariar fundos através da venda de roupas, sapatos, bijouteria ou trocá-las por uma peça.
  • Em tempos de sustentabilidade esta tem sido a solução de muitas mulheres para renovar o closet sem afetar o bolso.
  • Fundos para aplicação em outros projetos como o da "Semana da criança". 
  • Estimular o consumo consciente e a reciclagem das roupas, já que peças seminovas são trocadas ou vendidas por um ótimo preço. 
Você encontra peças em ótimo estado e muito bonitas. Procure bastante, experimente, use a criatividade. É possível montar lindos looks apenas com itens de segunda mão. E o melhor, fazer aquela economia”
VÁ, DÊ SUA CONTRIBUIÇÃO DOANDO E COMPRANDO.


Professores, pais, funcionários comprando.

Funcionários fazendo marketing.

Bijouterias

Roupas


Bolsa
Oportunidade de renovar seu visual, com diversão e economia só no Grupo Escolar Maria de Freitas Neves.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

IF Baiano comemora 5º aniversário.

Funcionários do IF Baiano Campus Uruçuca - Bahia.
Antes de se tornar IF Baiano, as escolas, que hoje compõem os 10 campi do Instituto, eram Escolas Agrotécnicas e Emarcs. No ano de 2008, o Governo Federal criou, em todo o Brasil, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, compondo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Atuando na Bahia nas cidades de Catu, Senhor do Bonfim, Santa Inês, Guanambi, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Uruçuca, Bom Jesus da Lapa e Governador Mangabeira, o IF Baiano oferta cursos de educação básica, superior e profissional. Quatro novos campi estão sendo construídos nas cidades de Alagoinhas, Itaberaba, Serrinha e Xique-Xique. 
Em seu discurso o reitor Euro, fez um resgate histórico da EMARC-UR, desde o início até os dias atuais, mencionando os principais fatos ocorridos durante o período. Citou a relevante importância dos desbravadores da instituição citando exemplos como Cláudio Menandro, Efren, José Joaquim Argôlo Filho ... e outros que por ali passaram. 
A aluna Thainá Macêdo foi homenageada por participar de concurso de redação e ter obtido resultado exitoso.

Reitor Euro fazendo um retrospecto desde a EMARC até os dias atuais.


Homenagem do IFBaiano ao funcionário Claudio Menandro por anos de dedicação.
Prefeita Fernanda Silva, secretários de governo, vereadores, alunos e comunidade.






Funcionários, alunos e convidados.
Show com Laís Chaves e Brenda.
Alunos assistindo apresentação teatral.



Projeto Rede VidaViva - 2ª escola contemplada.


Trabalhadores em educação em capacitação: Projeto VidaViva.
No dia 10 de setembro de 2013, na sede da APLB, os Trabalhadores em Educação do CEMUR - Centro Educacional do Município de Uruçuca, receberam capacitação em serviço. 
Segundo os Diretores do Núcleo Sindical Rita de Cássia e Antônio Roque, o projeto aplicado à classe trabalhadora tem por objetivo alcançar VIDA de qualidade, pela promoção à SAÚDE, e pelo TRABALHO decente e saudável, e diante disso promover o equilíbrio da tríade: VIDA – SAÚDE – TRABALHO.

Eliés Haun na Independência do Brasil.

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Pensando nesta independência, objetivando expandir as aulas para além dos muros da escola, as gestoras da Escola Eliés Haun -Mª de Fátima, da Escola de Educação Infantil Eva santos, Liziania Madureira e o anexo Escola Estadual Antônio Cruz.
As gestoras contaram com toda equipe pedagógica, professores, funcionários em geral, pais de alunos e a comunidade, a prefeitura municipal de Uruçuca através da prefeita Fernanda Silva e o Secretário de Educação Fabrício Santos.








Segundo a Gestora da Escola Eliés Haun senhora Maria de Fátima dos Santos Silva, este projeto vem contribuir para a participação e compromisso da comunidade em seu entorno, onde a gestão democrática consegue ultrapassar a estrutura física da escola e estabelecer um elo de co-responsabilidade com a comunidade externa, a quem na realidade a escola pertence.
Essa retomada da função política e social da escola a situa no exercício de um importante papel, o de contribuir para a organização da sociedade civil e, portanto, tornar-se agente de transformação, indo além da promoção da dinâmica do Estado e articulando os atores sociais.
Isso significa que a escola organiza os sujeitos sociais que irão constituir-se em cidadãos para o embate, a leitura de mundo e o debate, levando a posturas que possam construir novos posicionamentos na prática social e nas estruturas de poder mais amplas da sociedade. Ou seja, mudar o mundo, emancipar-se individualmente e coletivamente, emancipando o outro.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Escola Irmã Dulce desfila em comemoração a Independência do Brasil.




A Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal.  Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822 em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga".
Remetendo a esse contexto histórico, a escola Irmã Dulce, anexo do EMMAC, através de sua gestora Elmar de Oliveira Abreu comemorou a Independência do Brasil com um lindo desfile cívico.
A equipe do Irmã Dulce, se empenhou neste novo projeto contando com a SEMED e apoio dos pais e comunidade em geral.
Segundo a vice-gestora Marialda, ganha força, hoje em dia, o pressuposto de que a educação não pode mais ficar limitada aos muros escolares, mas deve se estender ao bairro e à comunidade aos quais atende, incluindo as relações com as famílias dos estudantes e as demais pessoas que convivem no entorno.
Ainda segundo Marialda e o coordenador Adriano, esse processo de ir além dos muros da escola, ajudará na construção desse ambiente ético, onde o cerne desta proposta é tornar os recursos da cidade, do bairro e, prioritariamente, do entorno da escola espaços de aprendizagem e de promoção e garantia de direitos, deveres e da cidadania.

Gestora  e Vice na concretização de um projeto que deu certo.