Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

RÓTULOS QUE INCOMODAM.

A grande expectativa é que a aprendizagem ocorra de forma natural e sistemática, aliada ao processo de socialização e ao reconhecimento de cada sujeito.Porém, quando isso não ocorre, surge uma indagação:qual(is) o(s) motivo(s)da não aprendizagem?
Buscar essa resposta envolve pais, professores, pedagogos,pediatras, neurologistas, psicopedagogos...enfim, aciona-se uma rede de especialistas que atuam na promoção da saúde. O difícil trajeto em busca do diagnóstico coloca em xeque muitas questões: por onde começar? Onde está o erro? Como ajudar? ...
O preconceito é uma grande barreira que impede o aprender. Crianças e adolescentes são rotulados como preguiçosos, mal-educados, desatentos e teimosos; tornando-se desacreditados pelos seus pares, pais e professores - assumindo uma identidade danosa, que é um verdadeiro desafio superar.
Cabe aos envolvidos (família, professores e especialistas) descortinar a diferença, projetando tantas ações quantas se façam necessárias para alcançar o êxito com cada sujeito que lhe é confiado. A sociedade se humaniza ao conviver de forma inclusiva com a diversidade e com a multiculturalidade.

Fragmento do texto "Rótulos que incomodam", Mundo Jovem, Junho de 2013, p 5.
Texto: Fabiane Ortiz Portella
Orientadora Educacional, mestre em educação, psicopedagoga clínica e institucional, Porto Alegre, RS.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário