Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Escola Irmã Dulce, um shou de cidadania.

Presidenciáveis Escola Irmã Dulce

Mesários
No dia 04/09/2014 (hoje) a APLB acompanhou a culminância do projeto Eleições na Escola Irmã Dulce. A vice-diretora Marialda Freire, juntamente com a equipe de coordenador Adriano Santos, as professoras Jamile, Rilzineide, Celidalva Costa, Dilma Santana, Evanilda, Helena, demais funcionários, desenvolveram o projeto com os alunos durante um período. E para culminar e socializar os resultados, foi feita uma eleição, onde os alunos exerceram a cidadania votando e sendo votados. Os principais objetivos desta ferramenta foram permitir a criança a compreender a cidadania como participação social e política e exercitar e desenvolver essa cidadania; compreender seus direitos e obrigações; apresentar as características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional, preparando-os para debater, avaliar, criticar e questionar a realidade; aproximar a criança do conceito de democracia e ajudá-la a entender o que representa uma eleição, a função do voto, do título de eleitor e da inviolabilidade da urna além de
compreender a importância dos compromissos assumidos em uma eleição pelos candidatos aos diversos cargos em disputa.

Vejamos o vídeo do coodenador, elencando a importância e satisfação de todos, em estar trabalhando com temas de tamanha importância.
APLB Uruçuca parabeniza a equipe escolar pelo excelente trabalho desenvolvido onde todos perceberam que a cidadania só tem sentido como testemunho e prática de conhecimentos que levam à ação. 
É urgente levantar as bandeiras cidadãs da preservação ambiental, dos direitos humanos, da incorruptibilidade, da paz, enfim, quantas forem necessárias para formarmos cidadãos conscientes do seu papel na sociedade e comprometidos com a transformação de nossa cidade/país em uma “casa” boa de se viver.
Aprende-se também a mobilizar conhecimentos para fazer intervenções solidárias na realidade é um direito dos nossos alunos. Respeitá-los como cidadãos é franquear a eles a porta do universo cognitivo e afetivo: o conhecimento significativo. 

Alunos em processo de eleição.

Presidenciável votando

Marialda, Floripes, Celidalva e Maicon

Vice-diretora, coordenadores e APLB Sindicato

Nenhum comentário:

Postar um comentário